Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Águas de Camboriú distribui mais de 592 milhões de litros de água e garante final de ano tranquilo a moradores e visitantes

Mais de 592 milhões de litros de água foram distribuídos para o município de Camboriú no mês de dezembro – um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta garantiu o abastecimento de moradores e visitantes durante o período de maior consumo, com um acréscimo de 110 milhões de litros em relação a 2020. O desempenho foi garantido por uma série de melhorias desenvolvidas no sistema de distribuição da cidade ao longo do ano.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, explica que a infraestrutura montada pela empresa, com reforço na distribuição nos pontos mais distantes, foi fundamental para garantir abastecimento excepcional em dezembro. Em Camboriú, o sistema foi reforçado com três novos boosters (bombas que garantem pressão na rede e nas residências) e realizadas manutenções preventivas em todos os boosters e equipamentos instalados na rede. Para garantia da qualidade da água e utilizando um procedimento inovador, mergulhadores também fizeram limpeza nos reservatórios da cidade. O bairro Várzea do Ranchinho recebeu a ampliação no abastecimento de água, com mais consumidores tendo acesso à água potável de qualidade.

Segundo o gestor operacional da Águas de Camboriú, Gabriel Fasola, durante o ano foram realizadas ações em combate às perdas no sistema de distribuição de água como a utilização de uma equipe de geofonia no período noturno, que localiza possíveis vazamentos de água pelo som; a instalação de 4 macromedidores de água, que auxiliam a setorizar o município e encontrar perdas de água mais facilmente; e a modernização do parque de hidrômetros, com a troca de mais de 1600 hidrômetros antigos. Ainda foram diversas melhorias no sistema de controle operacional: automação de 5 equipamentos para controle e visualização de dados diretamente pelo CCO (Centro de Controle Operacional); utilização de tecnologias de ponta como o georradar, equipamento que detecta redes de distribuição para a atualização do cadastro técnico e, consequentemente, melhoria na rapidez dos serviços executados; instalação e manutenção de registros de descarga, além da substituição de equipamentos, a exemplo da bomba do reservatório CR1.

O presidente da Associação de Moradores do Conde Vila Verde, um dos bairros mais altos da cidade, Valdecir Aparecido Mendes, conta que não recebeu reclamações de desabastecimento da comunidade entre o Natal e o Réveillon. “Na temporada de verão, com o aumento do consumo, sempre recebíamos muitas demandas de moradores, o que não acontece neste ano. De fato, a concessionária está de parabéns pelo trabalho realizado”, cita.

O reconhecimento também veio pelo vereador Vilson Albino. “Há muitos anos não passávamos um fim de ano sem falta de água. Recebíamos muitas reclamações. Neste ano, .mesmo com a cidade vizinha de Balneário Camboriú  recebendo um número enorme de turistas não tivemos falta de água e, consequentemente, reclamações. Há muitos desafios pela frente, mas já considero uma grande evolução na prestação de serviços”, elogia o parlamentar.

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú