Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Águas de Penha apresenta proposta para implantar sistema de tratamento de esgoto na praia de São Miguel

A Águas de Penha apresentou na sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Penha a proposta de implantação do sistema de tratamento de esgoto para a Praia de São Miguel. O projeto atende a uma reivindicação do Executivo, Câmara de Vereadores e Associação de Moradores do Bairro. A obra corresponde à antecipação das metas para implantação da rede de esgoto no bairro, que no contrato de concessão está previsto para o 13º ano.

“A obra atende um anseio dos moradores e também do Executivo, uma vez que estamos falando de uma região com alto índice de poluição, mas com enorme potencial turístico”, destacou Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Para que as obras se concretizem é preciso que o contrato de concessão seja aditivado, alterando para a concessionária os itens que tratam sobre a obrigação de aquisição de áreas e da obtenção das licenças ambientais. A reunião para apresentação do projeto foi proposta pelo presidente da Câmara, Maurício Brockveld, e contou com a participação do prefeito Aquiles Schneider, de vereadores, do diretor administrativo financeiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Luís Aurélio Oliveira, da Associação Empresarial de Penha e da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O atendimento ao requerimento do Executivo prevê a construção de dois polos de tratamento, priorizando a prainha do São Miguel. Reginalva Mureb lembra, no entanto, que a discussão está apenas no começo. Na reunião, a presidente da Águas de Penha fez um balanço dos investimentos realizados pela concessionária para aumentar a oferta de água do município, como a construção da Estação de Tratamento de  Água  (ETA Penha), no bairro Santa Lídia, no ano passado, e a construção do reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água, instalado no Mariscal em 2019.

A presidente também destacou os investimentos realizados pela concessionária para reduzir perdas e da implantação de programas sociais para atender a população, como a doação de caixas d’águas. O programa atende famílias em situação de vulnerabilidade social que não tenham o reservatório. Além da doação de caixas d’água, a concessionária está trabalhando intensamente  para incluir as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) na Tarifa Social. Famílias inscritas no programa com consumo de até 10 mil litros de água pagam cerca de R$ 11 a tarifa de água.

Presente na reunião, o diretor administrativo financeiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Luís Aurélio Oliveira, lembrou que a agência tem o compromisso de acompanhar e validar as informações que estão no contrato de concessão. Ele também ressaltou que ficou muito satisfeito em saber que tanto o município quanto a concessionária têm a intenção de antecipar a implantação do sistema de esgoto de Penha.

Posts Relacionados

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário

Semasa lança portal com informações sobre as obras de esgoto

Prefeito e vereadores cobram recursos no Congresso e Ministérios

Diário da Cidade

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

Psicólogo do Hospital Marieta dá cinco dicas para reconhecer sinais de pressão em si próprio e nas pessoas ao seu redor

Loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público

Coordenadora do CAPS detalha ações do “Setembro Amarelo” na tribuna

Zera Dívida possibilita quitar ou renegociar débitos da conta da Águas de Penha

Parceria entre Águas de Penha e Digital Innovation One disponibiliza bolsa de estudos na área de tecnologia

Concessionária de água faz mutirão em Penha para cadastro de famílias na Tarifa Social

Vereadores rejeitam veto e aprovam dois projetos de lei em pauta

Afluentes Virtual estabelece conexão com lideranças comunitárias em Penha

Investimentos em tecnologia reforçam monitoramento do abastecimento de água em Penha

Security quer fechar novos clientes do setor portuário de Itajaí (SC)

Itajaí Shopping se transforma em um dos mais completos hubs de serviços de Santa Catarina