Águas de Penha faz entrega de livros “Trilha da Cultura’ para escolas públicas da cidade

139

Águas de Penha faz entrega de livros “Trilha da Cultura’ para escolas públicas da cidade

Discutir o tema água, saneamento e o bem-estar das comunidades: esse é o foco do projeto “Trilha da Cultura – água, saúde e cidadania”. A iniciativa tem foco na educação, com a distribuição de livros para escolas municipais de Penha. Os livros são desenvolvidos para estudantes do 6º ao 9º ano e fazem parte de um projeto nacional – mais de 48 cidades brasileiras estão sendo contempladas. No município, a ação conta com o patrocínio e apoio da Águas de Penha.

O material, criado especialmente para contribuir com as aulas oferecendo conteúdo, referências e atividades de ensino, é composto por uma coletânea de reportagens e imagens sobre diversos temas do patrimônio cultural e natural do Brasil. Em Penha, três escolas estão recebendo os livros: Escola Básica Municipal Rubens João de Souza; Escola Básica Municipal João Antonio Pinto e Escola Básica Municipal João  Batista da Cruz

Conforme o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas de Penha, Luiz Gustavo Marzollo, as reportagens do livro Trilha da Cultura podem ser usadas como referência de pesquisa e consulta, ficando depois como parte do acervo nas bibliotecas escolares. “Nossa intenção é contribuir com a educação dos estudantes e o desenvolvimento dos temas dentro de sala de aula”, completa. Ainda de acordo com o biólogo, o incentivo à educação é um ponto sempre presente nas ações da concessionária. “Prova disso é o projeto EMAS, que vem sendo realizado pelo segundo ano consecutivo com os estudantes da cidade, trazendo temas ambientais para debate com aulas práticas e dinâmicas”, encerra.

Sobre o projeto

Dez estados brasileiros estão recebendo o projeto Trilha da Cultura, que tem o apoio da Águas de Penha, produção da Flamingo Comunicação e realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa também conta com 12 oficinas presenciais para professores das redes estaduais e municipais. Cada escola recebe quatro kits culturais, que também contém um caderno de orientações para o professor explorar as reportagens do livro em sala de aula. Além de um conteúdo profundamente pesquisado, o caderno sugere atividades para os professores desenvolverem com os alunos.

O conteúdo do projeto e uma série de informações complementares  estão disponíveis no site www.aguasaudecidadania.com.br. Lá os professores e interessados podem acessar arquivos para download, conhecer todas as cidades participantes, assistir ao vídeo de apresentação e adquirir um brinde, o guia Aves do Brasil Pantanal & Cerrado.