Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Águas de Penha intensifica fiscalização nas ruas da cidade para identificar vazamentos ocultos

Para evitar perda de água no sistema de distribuição, a Águas de Penha começa nesta semana um minucioso trabalho de fiscalização por meio da tecnologia de geofonamento para detectar e filtrar ruídos no subsolo que possam apontar vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. O trabalho será realizado tanto durante o dia como durante à noite.

Os aparelhos permitem a identificação, pela escuta, de vazamentos de água nas tubulações que ficam enterradas. Quando a água que está com pressão na rede e escapa por algum orifício, ela cria vibrações e ruídos característicos, que são identificados pelo geofone. O equipamento lembra um estetoscópio, instrumento utilizado na área médica e que amplia os sons do corpo.

Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC, alerta à população para não se surpreenderem quando identificarem as equipes da concessionária trabalhando no  meio da rua, principalmente à noite. Em muitos casos, o trabalho precisa ser feito de madrugada, quando o movimento de veículos é menor e os ruídos externos diminuem, facilitando a identificação dos pontos de fuga de água.

O coordenador diz que o trabalho de geofonamento agiliza a localização de vazamentos ocultos, solucionando possíveis precariedades no abastecimento provocadas por esse problema. Isso reduz custos e evita perdas de água na distribuição. “Quanto antes for detectado um vazamento, mais rápida será a retomada da regularidade do fornecimento no caso do vazamento causar baixa pressão na rede ou mesmo falta de água, e menor será a perda de água do sistema”, completa.

Posts Relacionados

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes