Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Águas de Penha passa a integrar o comitê do programa Bandeira Azul

A Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, passou a integrar o comitê gestor do programa Bandeira Azul em Penha. A apresentação do Comitê Bandeira Azul foi realizada pela Secretaria de Turismo do município com o objetivo de apresentar o trabalho realizado até o momento para conquistar a certificação para as praias Praia Grande, Bacia da Vovó, Saudade, Vermelha e Poá.

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental, criado em 1985 pela Foundation for Environmental Education (FEE). O programa visa promover o desenvolvimento sustentável de áreas costeiras e de água doce, através da implementação de critérios rigorosos em quatro áreas principais:

A reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, contou com a presença de representantes do poder público, sociedade civil e terceiro setor. Na ocasião, foi apresentado o histórico do programa Bandeira Azul, os critérios para a obtenção da certificação e as ações que estão sendo realizadas em Penha para atender a esses critérios. “São cinco praias que estão aptas para receber a certificação e a administração municipal está fazendo todos os esforços para que em julho a cidade possa estar recebendo a certificação da bandeira azul nestas praias”, pontua o secretário de turismo, Cléber Neumann.

Trabalho em conjunto para alcançar a certificação

Entre as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Penha estão a coleta regular de amostras da água do mar para análise de qualidade, a instalação de banheiros públicos, a construção de rampas de acesso à praia e a recuperação da restinga. “É uma responsabilidade muito grande, uma vez que é uma certificação internacional que exige o cumprimento de mais de 30 quesitos, então precisamos ter todas as Secretarias trabalhando em conjunto para alcançarmos o objetivo”, destacou o Secretário de Governo, Júnior Mafra.

A reunião contou com o apoio do Conselho Municipal do Turismo, da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e do Desenvolvimento Econômico Local (DEL). O próximo passo é a realização de um diagnóstico ambiental das cinco praias candidatas à certificação. A partir desse diagnóstico, serão definidas as ações específicas que precisam ser realizadas para atender aos critérios do programa Bandeira Azul.

Benefícios da Certificação Bandeira Azul

  • Melhoria da qualidade ambiental: a certificação garante que a água das praias e marinas seja limpa e segura para o banho.
  • Aumento do turismo: a Bandeira Azul é um importante atrativo turístico, pois garante aos visitantes um ambiente limpo e seguro.
  • Geração de emprego e renda: o aumento do turismo pode gerar novas oportunidades de emprego e renda para a comunidade local.
  • Educação ambiental: o programa promove a educação ambiental entre a comunidade local e os visitantes.

Posts Relacionados

Itajaí abre processo seletivo interno para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Orquestra de Câmara do Imcarti abre o calendário 2024 do projeto Música no Museu em Itajaí

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti