Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Águas de Penha vai iniciar a construção de um reservatório de 2 milhões de litros de água

Águas de Penha vai iniciar a construção de um reservatório de 2 milhões de litros de água

A concessionária Águas de Penha decidiu adquirir um terreno para a construção de um reservatório de 2 milhões de litros de água, mesmo sendo uma responsabilidade da Prefeitura de Penha. A concessionária antecipou recursos junto à holding AEGEA, controladora da Águas de Penha, a fim de que os compromissos firmados com a sociedade civil organizada, prefeitura e agência reguladora, em reunião realizada no início do ano, sejam cumpridos.

Carlos Roma Junior, presidente da Águas de Penha, explica que a compra do terreno, apesar de ser uma obrigação do Executivo Municipal, foi feita com o objetivo de a melhorar ainda este ano a operação do sistema de abastecimento de água. “Tivemos que rever o projeto original de distribuição para atender algumas das solicitações da sociedade. Com isso, fizemos a compra do terreno acreditando no interesse do poder concedente em resolver o impasse criado no contrato de saneamento da cidade. Queremos atender as expectativas da população e turistas e vamos discutir, posteriormente, com a prefeitura e agencia reguladora a forma de ressarcimento destes valores.”

A construção de um reservatório está prevista no contrato de concessão do saneamento básico no município, mas uma nova concepção precisou ser estudada para atender os atuais anseios da sociedade sem inviabilizar o projeto já feito. Faltava apenas a disponibilização da área por parte da prefeitura, o que não ocorreu. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de armazenamento de água da cidade.

Outras ações como ativação e perfuração de novos poços artesianos também estão em andamento, além da possibilidade de um convênio visando a colaboração operacional entre a concessionária e a Casan (empresa que hoje fornece água para Penha e Balneário Piçarras), discutido recentemente entre a diretoria das duas empresas. Os investimentos e ações da Águas de Penha servirão para amenizar os efeitos de períodos curtos de estiagem, pelo menos enquanto a cidade não possuir um sistema produtor próprio de água. “O reservatório não solucionará definitivamente o problema de desabastecimento no verão, mas ajudará a equilibrar o sistema de distribuição e atenderá demandas dos bairros mais afastados”, destaca Thaís Gallina, diretora executiva da concessionária.

Posts Relacionados

Porto de Itajaí poderá receber novo Operador Portuário em sua área pública

Rótula da rua Estefano José Vanolli vai desaparecer

Sábado tem Café com Artistas na Univali e oficina no Salão de Artes

Unimed Litoral contrata técnicos de ressonância e tomografia, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos

Embarcações já podem se inscrever para o 11º Juntos pelo Rio em Itajaí

Domingo (17) tem ‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau’ no Teatro Municipal de Itajaí

Itajaí confirma mais três mortes por dengue

Prefeitura lança novo inventário turístico de Navegantes

Obras da rede de esgoto em Penha avançam para trazer benefícios à comunidade

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí