Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aldeia de Canelinha tem único projeto catarinense contemplado em edital da Fiocruz para combate ao coronavírus

A Tekoá Tava’í, aldeia indígena guarani localizada em Canelinha, município da Grande Florianópolis, teve o único projeto de Santa Catarina aprovado em uma chamada pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destinada a seleção de ações emergenciais para combate da pandemia do novo coronavírus junto a comunidades vulneráveis.

No projeto, estão previstas uma série de medidas a fim de evitar o contágio pela Covid-19 na comunidade, bem como iniciativas que visam promover a autonomia alimentar e econômica dos indígenas que integram a aldeia.

O projeto foi inscrito no edital pela aldeia em parceria com a Associação Artística Pequeninus, formada por artistas que atua na cidade.

Ele prevê o desenvolvimento de ações em três eixos: incentivo a medidas de afastamento social dos indígenas, com o repasse de itens básicos de higiene pessoal e coletiva; ações de comunicação interna e externa, que fortaleçam a troca de informações entre os membros da aldeia e iniciativas de arrecadação de mantimentos; além do fortalecimento de práticas de agricultura tradicional guarani, que favoreçam o movimento para uma autonomia alimentar da comunidade.

O projeto, que tem caráter emergencial, será desenvolvido entre junho e agosto, com o objetivo de evitar ao máximo os impactos da pandemia entre os indígenas. Apesar da urgência das ações, elas visam a continuidade dos seus resultados. É por isso, portanto, que haverá formação de membros da aldeia para o fortalecimento das ações de comunicação e atividades agrícolas.

“Esse projeto chegou na aldeia quando mais a gente estava precisando. Hoje está difícil de conseguir o que a gente precisa, porque a pandemia agravou o que já é complicado. É muito importante essa amizade, as pessoas que estão juntas nos apoiar nesse momento. Como liderança, é um alívio para mim”, salienta o cacique da aldeia, Kuaray Papá.

Posts Relacionados

Mais1.Café lança bebidas geladas de chá mate nos sabores de Limão e Cranberry

Inscrições para a 11ª edição do ‘Juntos pelo Rio contra o Aedes Aegypti’ já estão abertas em Santa Catarina

Garoto de 10 anos de Balneário Piçarras é bicampeão sul-americano de jiu-jitsu

Itajaí e BC ganham “juiz de garantias”

Marcílio Dias faz festão de aniversário no sábado

Amor em quatro patas: FUCAM realizará feira de adoção

Halsten promove ação para ajudar Abrigo Animal

Angeloni e ONG Amor Animal promovem feira de adoção de pets em Itajaí no sábado

Balneário Camboriú estará representado na 10ª Maratona Cultural de Florianópolis

Balneário Camboriú recebe Circuito Mundial de Beach Tennis pelo terceiro ano consecutivo