Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aldeia de Canelinha tem único projeto catarinense contemplado em edital da Fiocruz para combate ao coronavírus

A Tekoá Tava’í, aldeia indígena guarani localizada em Canelinha, município da Grande Florianópolis, teve o único projeto de Santa Catarina aprovado em uma chamada pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destinada a seleção de ações emergenciais para combate da pandemia do novo coronavírus junto a comunidades vulneráveis.

No projeto, estão previstas uma série de medidas a fim de evitar o contágio pela Covid-19 na comunidade, bem como iniciativas que visam promover a autonomia alimentar e econômica dos indígenas que integram a aldeia.

O projeto foi inscrito no edital pela aldeia em parceria com a Associação Artística Pequeninus, formada por artistas que atua na cidade.

Ele prevê o desenvolvimento de ações em três eixos: incentivo a medidas de afastamento social dos indígenas, com o repasse de itens básicos de higiene pessoal e coletiva; ações de comunicação interna e externa, que fortaleçam a troca de informações entre os membros da aldeia e iniciativas de arrecadação de mantimentos; além do fortalecimento de práticas de agricultura tradicional guarani, que favoreçam o movimento para uma autonomia alimentar da comunidade.

O projeto, que tem caráter emergencial, será desenvolvido entre junho e agosto, com o objetivo de evitar ao máximo os impactos da pandemia entre os indígenas. Apesar da urgência das ações, elas visam a continuidade dos seus resultados. É por isso, portanto, que haverá formação de membros da aldeia para o fortalecimento das ações de comunicação e atividades agrícolas.

“Esse projeto chegou na aldeia quando mais a gente estava precisando. Hoje está difícil de conseguir o que a gente precisa, porque a pandemia agravou o que já é complicado. É muito importante essa amizade, as pessoas que estão juntas nos apoiar nesse momento. Como liderança, é um alívio para mim”, salienta o cacique da aldeia, Kuaray Papá.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024