Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Além dos pratos vegetarianos: cogumelo ganha status de ingrediente principal no cardápio

Consumidores descobrem novas variedades e benefícios do alimento e produção cresce em colônias holandesas no Brasil

Shimeji, Portobello, Shitake, Paris. A praticidade e a versatilidade do cogumelo fizeram com que o alimento ganhasse mais popularidade no cardápio do brasileiro nos últimos anos. E foi justamente por essa variedade que a empreendedora Caroline Salomons começou a atuar no ramo da fungicultura. Ela iniciou a produção em 2017, após o nascimento da sua primeira filha, em Arapoti (PR). Com o objetivo de conseguir uma renda extra e conciliar a maternidade ao trabalho, Caroline encontrou na fungicultura uma maneira de se reinventar profissionalmente. “A estrutura que eu tinha era ideal para começar, o investimento inicial era baixo, então, seria possível fazer todo o processo sozinha, conciliando com os trabalhos em casa e o cuidado com a minha filha”, conta.

Já o agropecuarista Jan Haasjes conta que sempre quis produzir cogumelos. Porém, somente em 2007 iniciou a produção de champignon em Castro (PR). Atualmente, Jan produz o substrato do cogumelo para o cultivo. “O meu país de origem, Holanda, era e é um país muito avançado em tecnologia de produção de cogumelos. Então procuramos lá alguma assessoria para nos ajudar nesse início aqui e deu certo”, afirma. Ele acredita que o consumo desse alimento pode aumentar ainda muito futuramente. “Na cultura holandesa o consumo per capita é 10 vezes maior que o consumo no Brasil. Portanto, nós enxergamos o mercado de cogumelos com um forte potencial de crescimento”, destaca.

O cogumelo está presente no prato de muitos veganos e vegetarianos, pois é fonte de proteína e, assim, uma boa opção de substituição da carne. Além disso, também é fonte de minerais e vitaminas que proporcionam vários benefícios ao organismo. Por ser rico em fibras, o cogumelo também contribui para o bom funcionamento do intestino. Sem contar que desempenha um papel importante na saúde cardiovascular, melhora o sistema imunológico e é indicado para quem tem diabetes.

Como o cogumelo utiliza oxigênio e produz gás carbônico, a produção exige muitos cuidados para que não haja perdas. Segundo Caroline Salomons, para o crescimento do cogumelo é necessário um substrato nutritivo e muito esterilizado. Sendo assim, se não houver higiene e atenção, os fungos “adversários” podem acabar com toda a produção em questão de horas. “Esse nosso ‘inimigo’ é invisível e está em toda parte, pois a maioria dos fungos competidores são microscópicos e ficam no ar o tempo todo. Então, esse processo é muito minucioso. Há também o cuidado com a climatização, já que os cogumelos crescem muito rápido e podem morrer com variações mínimas na temperatura, que estressam seu metabolismo”, explica a empresária.

Tradição da cultura e também da culinária holandesa, esse costume trazido pelos imigrantes é preservado nos Campos Gerais (PR). “Esse tipo de produção é muito encontrada na cultura holandesa, e nós percebemos que é uma prática comum nas comunidades dos Países Baixos aqui no Brasil”, comenta Willem Kiewiet da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH).

Toda essa cautela e cultura envolvidas na produção fazem com que o cogumelo seja ingrediente de diversas receitas holandesas. Um dos pratos típicos é a sopa de cogumelos. Caroline Salomons também indica outro preparo: a conserva de shimeji, que pode ser colocada em torradinhas como entrada. Confira as receitas e bom apetite!

Sopa de Cogumelos

Ingredientes para duas porções

500 gramas de músculo de boi ou 300 gramas de peito de frango

100g de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

200ml de leite

300 gramas de shimeji

2 folhas de louro

3 cravos-da-Índia

1 cenoura picada

4 batatas

1 cebola picada

2 talos de Salsão picados

1 alho-poró picado

Modo de preparo

Coloque em uma panela grande a carne ou o frango em cubos, com o louro, os cravos, a cenoura, a cebola e o salsão picados. Cubra tudo com água suficiente para formar a sopa e deixe cozinhar por cerca de 3 horas em fogo baixo. Na última meia hora, coloque as batatas picadas para cozinhar.

Quando o caldo ficar pronto, use outra panela para derreter  a manteiga e “fritar” a farinha de trigo em fogo baixo. Jogue essa mistura para engrossar o caldo. Mexa bem e adicione o leite. Cozinhe em fogo baixo e coloque sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma frigideira, refogue o alho-poró picado e a cebola. Deixe dourar bem. Depois, misture ao caldo que está cozinhando.

Leve a frigideira novamente ao fogo e refogue o cogumelo shimeji cortado em pedaços pequenos. Deixe dourar e, em seguida, coloque na panela do caldo. Mexa bem todos os ingredientes e desligue o fogo após engrossar a sopa. Acrescente salsinha picada a gosto e sirva.

Conserva de Shimeji 

Ingredientes

400g de shimeji

3 colheres (sopa) de azeite

6 colheres (sopa) de vinagre (ou suco de limão)

4 colheres (sopa) de cebolinha picada

1/2 colher  (chá) de gengibre em pó (ou 1 colher dele fresco)

1 ou 2 dentes de alho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Coloque os shimejis em água fervente por 3 minutos. Enquanto isso, ponha numa travessa todos os outros ingredientes e misture. Após cozinhar o shimeji, coloque tudo em um pote de vidro hermético e deixe marinando por algumas horas. Dura de 5 a 7 dias na geladeira.

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú