Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Alterações hormonais aumentam riscos de doenças na 3ª idade

Alterações hormonais aumentam riscos de doenças na 3ª idade

A vida começa aos 40. Quem nunca ouviu essa frase? De fato, as pesquisas demonstram aumento significativo na expectativa de vida dos brasileiros. Estamos vivendo mais. Mas para viver melhor, é preciso alguns cuidados, especialmente em relação à produção de hormônios.

Responsáveis por regular várias funções no organismo, os hormônios são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. A partir dos 30 anos de idade, porém, a produção dessas substâncias começa a sofrer alterações. O envelhecimento está associado a importantes mudanças na composição corporal. Entre os 30 e os 75 anos ocorre um aumento de 100% na massa gordurosa com aumento da gordura central, uma queda entre 20 e 50% na massa muscular e de 20% na massa óssea. A causa dessas alterações seria a deficiência na produção de hormônios que ocorre à medida que envelhecemos.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que a terceira idade é considerada um período crítico para a produção hormonal. “Nos idosos há uma tendência ao aumento ou à redução de determinados hormônios que circulam no sangue, o que pode levar a vários problemas de saúde, desde hipertensão arterial, diabetes até alterações no sono.”

As alterações hormonais também impactam na produção de proteínas, massa muscular e tem relação direta com a osteoporose. O médico esclarece que o pico de massa óssea se dá na terceira década de vida para a maioria das pessoas. “A partir de então a densidade mineral óssea começa a cair progressivamente. Mulheres na pós-menopausa perdem entre 0,5% e 1,5% da massa óssea ao ano e precisam de atenção e cuidados mais intensivos”.

A razão para a saúde dos ossos preocupar especialmente as mulheres é que os hormônios femininos são importantes para fixar o cálcio e a falta desse mineral acaba enfraquecendo os ossos.  A partir dos 40 anos, porém, a produção hormonal começa a ser reduzida, causando impactos nos ciclos menstruais, massa muscular e densidade óssea.

Entretanto, os homens também devem estar atentos. A queda nos níveis de testosterona que ocorre a partir dos 40 anos pode acarretar vários problemas, como diminuição do peso, redução da massa muscular perda de memória, insônia, impotência sexual e câncer de próstata. A perda de tecido ósseo também é maior nos homens.

Para garantir um envelhecimento saudável, reduzir os riscos de lesões e problemas como a osteoporose a recomendação é realizar acompanhamento médico frequente. “O processo de envelhecimento é inevitável, mas alguns cuidados como alimentação adequada, prática de exercícios e acompanhamento médico garantem mais qualidade de vida e menos problemas de saúde na terceira idade”, finaliza Reichmann.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina