Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aluna de Psicologia da UniAvan escreve livro infantil sobre ansiedade

Betina Moreira escreveu a história e fez as ilustrações do livro com orientação do professor Rafael de Liz

 

“Cheire a flor e conte até 2; assopre a vela e conte até 4 depois”. É assim que Fredi Ansiedade, personagem criado pela acadêmica da 9ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Avantis – UniAvan, Betina Moreira, consegue aliviar um pouco da ansiedade que sente. Na história, Fredi é “um ser fofinho do planeta dos sentimentos e emoções” que pode crescer e ficar grande e pesado. “A gente traz como uma das estratégias de enfrentamento, uma das maneiras de lidar com a ansiedade, a respiração diafragmática, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e traz a calma”, esclarece a estudante. Com o auxílio do professor Rafael de Liz, que leciona a disciplina de psicopatologia e a orienta no estágio, Betina escreveu a história e fez as ilustrações do livro “A história de Fredi Ansiedade” para conversar com crianças e adolescentes sobre o conceito de ansiedade, os sintomas e as formas de tratamento.

A acadêmica conta que a ideia do livro surgiu após uma reflexão sobre o formato de ansiedade que ela sentia. “Eu decidi desenhar a minha ansiedade, daí surgiu o Fredi. Inclusive, eu pensei em um acrônimo, porque, para mim, ansiedade era um ‘fermento rápido em dias intensos’, algo que crescia e se tornava intenso muitas vezes”, explica. A avaliação de Betina a respeito dos transtornos de ansiedade não é uma percepção isolada. Recentemente, uma revisão de 29 pesquisas, publicada no periódico científico JAMA Pediatrics, mostrou que os sintomas de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes dobraram durante a pandemia. Resultados semelhantes foram apontados em uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de junho a setembro de 2020: 48,7% dos adolescentes que participaram do estudo relataram que têm sentido preocupação, nervosismo ou mau humor na maioria das vezes ou sempre. Betina diz que o livro foi pensado para os públicos infantil e adolescente justamente por dados como esse, e também pela falta de materiais específicos para tais idades. “A gente vê muitos posts de psicólogos nas redes sociais que direcionam o assunto para o público adulto, porém as crianças e adolescentes também sofrem, porque a ansiedade não escolhe classe social, idade ou gênero. Então nós percebemos uma falta de material que falasse sobre isso”.

De acordo com o professor Rafael, a ideia é, daqui para frente, usar o livro como material para formação de professores, pedagogos e colaboradores de escolas de Balneário Camboriú e outros municípios. “Nós estamos refletindo, debatendo, criando ações em relação ao Setembro Amarelo, mas nós não podemos esquecer dos fatores de risco. O suicídio está presente em todas as faixas etárias da nossa sociedade. Nós precisamos de ações que trabalhem a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental nas escolas”, afirma o professor. O personagem Fredi já foi apresentado a adolescentes em tratamento no Núcleo de Práticas em Psicologia da UniAvan, a alunos de uma escola de Blumenau e também a adolescentes de 13 a 18 anos de uma instituição religiosa de Camboriú, onde Betina promove uma ‘oficina de emoções’ com o auxílio de uma psicóloga. “Na minha experiência, o mais legal foi ver a identificação dos adolescentes com relação à sintomatologia. Quando a gente começou a contar a história do Fredi, a falar dos sintomas, muitos começaram a dizer: ‘Poxa, é bem isso que eu sinto’. Nós trabalhamos, então, com a técnica da respiração e foi bem eficaz”, finaliza a acadêmica.

Betina e Rafael publicaram, recentemente, um livro chamado “A história de Rita Resiliência”, voltado para o público infantil também, e pretendem lançar até o final do ano outro exemplar falando sobre luto.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024