Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Alunos da APAE de BC participam de oficinas do projeto Histórias Especiais

As oficinas são momentos de desenvolvimento de competências artísticas e de criatividade para os estudantes. Atividades iniciam a quarta edição do projeto Histórias Especiais, que resulta na publicação de um livro com histórias criadas pelos alunos da entidade

A cada ano, a APAE de Balneário Camboriú incorpora atividades que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento artístico, intelectual e social dos alunos da instituição. Uma das iniciativas que têm trazido excelentes resultados é o projeto Histórias Especiais, que resulta na publicação de um livro com histórias criadas pelos alunos da entidade. A quarta edição do projeto teve início no final do mês de maio, com uma série de oficinas realizadas na instituição, com o objetivo de aflorar a criatividade e desenvolver as competências artísticas dos estudantes.

O músico e coordenador do projeto Luciano Candemil realizou oficinas de percussão criativa para trilha sonora e sonoplastia, com exercícios de improvisação e imaginação de produção de sons que sugerem cenas ou ações narrativas e também uma rodada de contação de histórias. A multiartista Bell Bandeira, por sua vez, foi responsável por uma oficina de contação de histórias, com exercícios de estímulos cognitivos e de criatividade, abordando o registro de expressões por meio da palavra, envolvendo os alunos e os professores da escola.

Candemil destaca a participação dos estudantes nas atividades e a sua importância para seu desenvolvimento. “Os alunos estão muito engajados nas atividades propostas. Eles têm se interessado muito pelas dinâmicas que estão sendo propostas e isso aguça a percepção deles do mundo e o seu olhar para as suas realidades. Isso é fundamental para que eles possam desenvolver o senso crítico, o que enriquece muito as histórias que vão compor mais esta edição do livro”, afirma.

O livro Histórias Especiais

A quarta edição da publicação é fruto de um projeto que envolve toda a comunidade escolar da APAE de Balneário Camboriú. Todas as edições do livro Histórias Especiais são disponibilizadas em plataforma online e com acesso gratuito. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, a obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em libras.

O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume IV é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 013/2023, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

As edições anteriores da obra podem ser conferidas aqui: https://casulo21.com/historiasespeciais/.

Foto – Felipe Vandresen

Posts Relacionados

Assalto na Av. Central: funcionários de farmácia foram agredidos e R$ 612 roubados

Surto de sarna leva à suspensão de aulas em mais duas creches de Balneário Camboriú

Paranaense de 23 anos morre afogado em praia de Balneário Camboriú

Kitnet em Camboriú servia de depósito para mais de 100kg de maconha

SINE de Itajaí divulga as vagas de emprego disponíveis

Inscrições abertas para o Casamento Coletivo de Navegantes

Projeto que declara Lula “Persona Non Grata” em Balneário Camboriú não é votado

Audiência Pública irá discutir criação de quatro bairros em Balneário Camboriú

Vereadores de Balneário Camboriú nomeiam membros da CPI do Saneamento

Morador de rua é detido após ameaçar dona de restaurante na Avenida Atlântica