Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos do SENAI de Brusque fazem visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu

Estudantes de diferentes cursos conheceram, na prática, como acontece a produção de energia elétrica

Mais de 50 alunos dos cursos técnicos do SENAI de Brusque participaram de uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, e responsável pelo abastecimento elétrico de aproximadamente 9% do território brasileiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita específica para profissionais, conhecendo locais exclusivos de trabalho e manutenção da usina.

Este é o segundo ano consecutivo que o SENAI organiza a visita, beneficiando alunos de diferentes cursos como Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Modelagem e Têxtil. Para João Fernando Meschke supervisor de educação do SENAI de Brusque, a visita foi extremamente proveitosa pois os alunos puderam identificar, na prática, os ensinamentos repassados em sala de aula.

“Conhecemos pontos da usina que poucas pessoas têm acesso, estivemos na central de controle e muito próximos do eixo, então foi realmente um privilégio”, comenta ele. “São quase mil quilômetros de viagem e um esforço tanto de profissionais quanto dos estudantes, foi muito proveitoso”, completa.

A viagem, que teve duração de aproximadamente três dias, também foi uma oportunidade de conhecer pontos turísticos da região, como as Cataratas do Iguaçu. Como a estudante Maria Eduarda Aparecida dos Santos relembra, o tour foi extremamente interativo com riqueza de informações, onde os alunos conheceram a estrutura, funcionamento, organização e, principalmente, a segurança da usina.

“Além de ter absorvido tanto conhecimento, tivemos o grande prazer de observar uma ação que não é comum e que demora acontecer: um vertedouro aberto. Foi emocionante e fez a viagem valer à pena ainda mais. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade que os professores nos deram, pela organização de toda a viagem e, principalmente, ao SENAI por nos transformar e nos enriquecer como profissionais e também como pessoas”, completou ela.

Para a coordenadora de educação profissional do SENAI, Fabiane Fantoni Winter, eventos fora de sala de aula são um complemento à educação, além de tirar os estudantes da rotina. “Temos como diretriz aplicar o conhecimento de forma teórica e prática, por isso atividades como esta são importantes e fazem a diferença no processo de aprendizagem”, finaliza ela.

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico