Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos realizam roteiro cultural em comemoração aos 54 anos de Itapema

Para comemorar os 54 anos de Itapema, a Fundação Municipal de Cultura (FMCI) realizou uma edição especial do Projeto Culturando. A atividade levou os alunos do terceiro ano da escola Luiz Francisco Vieira, do bairro Ilhotra, para conhecer pontos turísticos do município na tarde desta quarta-feira (27/04).

A primeira parada do passeio foi no bairro Sertão do Trombudo, no Engenho de Farinha do “seu Dato”. Com quase 100 anos, é um dos poucos engenhos que ainda funcionam na região. A forma de produzir a farinha e boa parte dos mecanismos continuam os mesmos da época em que foi construído.

Seguindo o roteiro, a segunda parada foi na Capela São João Batista, construção dos anos 1940. Lá os estudantes puderam conhecer uma a igreja e ouvir um pouco sobre a tradicional festa do padroeiro realizada em junho.

Em seguida, os pequenos foram levados ao Recanto do Guarapuvú. O nome do pesque-pague serviu como pretexto para explicar aos alunos características de uma das árvores típicas da Mata Atlântica. Eles puderam também brincar no gramado e observar pássaros.

Saindo do Sertão, as crianças passaram também por outros pontos importantes da cidade, como o Mural Berto Santeiro que fica na Marginal Leste em direção ao Centro e representa a pesca e as atividades rurais de Itapema. A Praça da Paz também recebeu uma visita da turma. O passeio encerrou na 1ª Sede da Prefeitura, que atualmente é o Departamento de Comunicação.

“Foi uma tarde maravilhosa. Os alunos da Luiz Francisco Vieira ficaram encantados em conhecer a história de tantos pontos da cidade e fizeram muitas perguntas, bastante curiosos. É muito importante que as novas gerações de itapemenses conheçam e valorizem nosso município”, afirma a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico