Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos realizam roteiro cultural em comemoração aos 54 anos de Itapema

Para comemorar os 54 anos de Itapema, a Fundação Municipal de Cultura (FMCI) realizou uma edição especial do Projeto Culturando. A atividade levou os alunos do terceiro ano da escola Luiz Francisco Vieira, do bairro Ilhotra, para conhecer pontos turísticos do município na tarde desta quarta-feira (27/04).

A primeira parada do passeio foi no bairro Sertão do Trombudo, no Engenho de Farinha do “seu Dato”. Com quase 100 anos, é um dos poucos engenhos que ainda funcionam na região. A forma de produzir a farinha e boa parte dos mecanismos continuam os mesmos da época em que foi construído.

Seguindo o roteiro, a segunda parada foi na Capela São João Batista, construção dos anos 1940. Lá os estudantes puderam conhecer uma a igreja e ouvir um pouco sobre a tradicional festa do padroeiro realizada em junho.

Em seguida, os pequenos foram levados ao Recanto do Guarapuvú. O nome do pesque-pague serviu como pretexto para explicar aos alunos características de uma das árvores típicas da Mata Atlântica. Eles puderam também brincar no gramado e observar pássaros.

Saindo do Sertão, as crianças passaram também por outros pontos importantes da cidade, como o Mural Berto Santeiro que fica na Marginal Leste em direção ao Centro e representa a pesca e as atividades rurais de Itapema. A Praça da Paz também recebeu uma visita da turma. O passeio encerrou na 1ª Sede da Prefeitura, que atualmente é o Departamento de Comunicação.

“Foi uma tarde maravilhosa. Os alunos da Luiz Francisco Vieira ficaram encantados em conhecer a história de tantos pontos da cidade e fizeram muitas perguntas, bastante curiosos. É muito importante que as novas gerações de itapemenses conheçam e valorizem nosso município”, afirma a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê