Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Amamentação: amor que sai do peito

Amamentação: amor que sai do peito

Após a divulgação do estudo chamado “Primeiros 1000 dias”, que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de vida para um bebê que nasceu a termo, ou seja, contando 40 semanas.

Desta forma, a publicação conclui que a alimentação desta fase repercute na vida toda. “Por isso, a alimentação balanceada e o controle de peso durante a gestação são muito importantes”, afirma a médica pediatra e cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Margarida Alba Winclker.

Após o nascimento da criança, não há dúvidas de que o leite materno é o alimento mais indicado para o seu desenvolvimento. Segundo os especialistas, é o único alimento que protege do surgimento de doenças, ao mesmo tempo que estreita os laços de afeto da mãe com bebê e previne depressão materna, câncer de mamas e ovário materno.  “As crianças que recebem leite materno adoecem menos, tem menos risco de pneumonias e gastroenterites. Quando adoecem, se recuperam muito mais rápido, pois, junto com o leite, recebem anticorpos maternos que ajudam a combater as infecções, principalmente, enquanto não têm esquema vacinal completo”, destaca Dra. Margarida.

Além das doenças infecciosas, o leite materno diminui a chance de desenvolvimento das alergias alimentares, que vêm aumentado nos últimos anos. Aliado à isso, conforme a pediatra, há uma dificuldade no convívio social, pois, encarece o custo de vida, já que os leites hipoalergênicos usados para tratamento possuem custo elevado. Por outro lado, conforme afirma a médica, “nem sempre o início da amamentação é uma experiência fácil. O recém-nascido busca alimento intuitivamente, mas nem sempre sabe fazer a pega corretamente, provocando lesões no mamilo e não conseguindo fazer a sucção correta”.

Nesse sentido, salienta o quão relevante é o fato de a família estar consciente da importância do aleitamento materno e disposta a enfrentar as dificuldades que surgem. Para isso, destaca a importante presença de profissionais que apoiem e auxiliem na solução dos problemas que possam surgir. “A família deve estar ao lado da mãe a encorajando e auxiliando nas tarefas para que ela se sinta segura e tranquila para amamentar, pois a ansiedade materna é um fator que prejudica muito a descida e produção do leite, principalmente nas primeiras semanas.”

CARINHO E HUMANIZAÇÃO

Para que todas as mães possam ter a alegria de amamentar, o Hospital Unimed Chapecó capacita seus profissionais para atendê-las e solucionar as dúvidas que surgem sobre a amamentação. A orientação repassada às pacientes, ainda na maternidade, é que toda mãe é capaz de produzir leite e apenas precisa se manter tranquila para que seu bebê sugue de maneira correta e faça o leite descer. “Ajuda muito conversar sobre assunto durante a gestação com um profissional para que quando o bebê nasça a mãe já esteja preparada e segura para a amamentação”, orienta.

Dra. Margarida conclui ao destacar a importância de a mãe expressar seu desejo de amamentar para a família e o apoio de todos para o sucesso desta tarefa. “Dentro do tema da campanha deste ano, Trabalhar juntos para o bem comum, a equipe Unimed Chapecó está pronta para trabalhar com afinco para o bem de nossas futuras gerações, finaliza ao referir-se ao tema da campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorreu em agosto, apoiada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)