Amargor na mesa: estudo aponta que, entre as artesanais, IPA é o estilo favorito de 71,2% dos consumidores

128

Amargor na mesa: estudo aponta que, entre as artesanais, IPA é o estilo favorito de 71,2% dos consumidores

Pesquisa do Clube do Malte ouviu 2,8 mil consumidores. Conheça algumas opções de India Pale Ale para provar

Um dos maiores e-commerces de cerveja do país, o Clube do Malte levou a público esta semana um estudo que comprova o que muitas marcas já sentem na prática: a IPA é o estilo favorito entre as artesanais no Brasil. De acordo com a pesquisa, 71,2% dos consumidores afirmam que este é o seu sabor preferido. Seguem o ranking, nesta ordem: Pale Ale, APA, Stout, Weissbier, Pilsen, RedAle e Witbier.

A pesquisa teve duração de sete meses. Foram ouvidos 2.876 consumidores concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Os entrevistados são homens na sua maioria e possuem ou nível superior completo ou pós-graduação.

Conheça alguns rótulos de IPA

Schornstein IPA
Uma das mais tradicionais do mercado, produzida há mais de 10 anos, a Schornstein IPA é um dos ícones brasileiros no estilo. Os aromas florais, cítricos e frutados do rótulo trazem frescor, enquanto os lúpulos presentes geram o amargor característico. A graduação alcoólica é de 6,5% e o índice de amargor é de 45 IBUs. Foi ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2014.

Capivara Little IPA da Cerveja Blumenau
O simpático roedor facilmente encontrado nas ruas da cidade nomeia a IPA da Cerveja Blumenau, que levou o ouro no Brussels Beer Challenge em 2015 e o bronze no International Beer Challenge 2016. Tem 6,6% de graduação alcoólica e 55 IBUs. No aroma, traz o lúpulo presente, com toques cítricos e levemente amadeirados.

Atalaia IPA da Itajahy
Com 6,7% de graduação alcoólica e 57 IBUs, a Atalaia IPA da Cervejaria Itajahy é chamada carinhosamente de “mar de lúpulo”. O nome remete a uma das mais agitadas praias da cidade de Itajaí, onde fica a cervejaria. O rótulo levou a prata na Copa de Cervezas de América, no Chile, em 2015.