Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES NOTÍCIAS SANTA CATARINA

AmpeBr participa do Inspiramais 2019

AmpeBr participa do Inspiramais 2019

Evento ocorreu na capital paulista e contou com a participação de associados e diretores da entidade

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) esteve nos dias 4 e 5 de junho no Inspiramais – salão de design e inovação de materiais, considerado único na América Latina. O evento, realizado em São Paulo, contou com a presença do vice-presidente da entidade, Mauro Schoening, do diretor Aderbal Montibeller, do coordenador do LAB Moda AmpeBr, Rodrigo Zen, e de 25 associados da AmpeBr. O grupo brusquense também foi acompanhado de outras 20 pessoas do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb).

Programação

Ao longo da visita ao Inspiramais os catarinenses foram recebidos pelo pesquisador, designer e Coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues que, dentro da pirâmide de desenvolvimento de produtos, que é a metodologia usada pelo Inspiramais, apresentou inovações para a indústria através da temática ‘zen’, e de outros temas recorrentes, apontando as principais tendências no varejo internacional em materiais, provas e componentes.

Na programação o grupo visitou toda a estrutura do salão e conheceu conceitos e tendências em tecidos, acessórios, calçados e demais itens da indústria de base para o segundo semestre de 2020, bem como visitou estandes de diversas empresas expositoras de matérias-primas, componentes, aviamentos, tecidos, entre outros, o que também oportunizou a possibilidade de parcerias e negócios. “Uma das coisas que nos chamou a atenção é essa continuidade das tendências nas coleções, que deixaram de ser pontuais. Ou seja, se um tom, textura ou estampa é tendências no próximo inverno, a perspectiva é que ela continue também como tendência na primavera/verão e assim por diante, em sequência. Por exemplo, o animal print, que há algumas estações está presente nas coleções e agora está em alta, e que deve continuar”, comentou o vice-presidente da AmpeBr.

Temática

O Inspiramais tem como objetivo a busca pela identidade nacional como ponto central na produção de itens competitivos no mercado mundial, onde os setores da moda atuam em metodologia única para a produção de seus materiais. Ou seja: todos os produtos que compõe a construção de peças estão alinhados em um único tema e cartela de cores, atingindo setores moveleiro, calçadista, têxtil, de confecção e joias. “O salão de inovação Inspiramais tem o propósito de direcionar a cadeia como todo. Somos vários ‘elos’, e o salão está no primeiro deles, que é a matéria. Em seguida vem a confecção, carro, calçado, mobiliário, decoração, enfim, tudo que é design e moda. Então a proposta é dar um direcionamento para isso. Vivemos em uma época muito fluída no mundo, onde tudo é possível e nesse contexto as pessoas e empresas estão precisando de um direcionamento, e o Inspiramais serve para isso: conduzir as pessoas para um negócio produtivo, pois moda é negócio”, comentou Rodrigues na oportunidade.

Temática consciente

Nesta edição o evento teve como tema central o conceito de ‘zen’ e a reflexão sobre o ser humano, o bem-estar, o consumo consciente, as escolhas responsáveis, entre outros.

Nesse contexto, de acordo com o vice-presidente da AmpeBr, um assunto muito forte apresentado na ocasião foi em relação à sustentabilidade, que aos poucos deixa de ser um diferencial e passa a ser uma ‘obrigação’ das empresas, em especial em relação aos cuidados com processos, serviços e produtos. “O mercado sustentável é o futuro, será um caminho sem volta, e isso ficou muito evidente no evento. E vimos o quanto é necessário criar e agir em prol dessa conscientização para o nosso futuro”, detalha Schoening.

Para ele, a experiência oportunizada pela AmpeBr foi enriquecedora para as empresas participantes. “Valeu muito a pena participarmos e a avaliação do grupo foi muito positiva também. Para a AmpeBr é sempre um privilégio poder marcar presença mais uma vez nesse evento tão importante para a moda brasileira e internacional”, completou.

Da mesma forma o coordenador do LAB Moda AmpeBr, que também é consultor do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais falou sobre a importância do evento e a valorização do trabalho desenvolvido em prol da moda brasileira. “No LAB Moda desempenhamos o papel de consultores de algumas empresas da região, e no Salão não atuamos apenas como visitantes, mas também ajudamos a desenvolver a pesquisa apresentada na oportunidade como pano de fundo para o processo de desenvolvimento das empresas. Sem dúvida é uma satisfação muito grande termos nosso trabalho aqui da região reconhecido em um evento como o Inspiramais, além de poder nos atualizarmos, conhecer outros fornecedores e ver o trabalho que eles estão desenvolvendo”, complementa Zen.

Além do Inspiramais o grupo participou ainda da 5ª Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios e realizaram visitas de pesquisa e prospecção de moda em alguns locais de São Paulo.

Saiba mais

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2019 foi realizada a 10ª edição do evento.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição