Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ansiedade: sintomas e a busca por respostas na internet

Psiquiatra Julia Trindade comenta sobre o Brasil ser o segundo país com mais buscas sobre tratamento para ansiedade na Internet; 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental

 

Coração acelerado, boca seca, medo de morrer e mãos suadas, estes são quatro sintomas que podem descrever um quadro de ansiedade. De acordo com a psiquiatra Julia Trindade, muita gente acaba relacionando essas sensações com infarto e buscam ajuda no cardiologista, o que até aí está tudo bem.

“Tinha certeza que estava infartando!, essa é uma das frases que escuto com frequência dos pacientes quando vão me relatar um ataque de pânico”, compartilha a médica.

Julia comenta que os sintomas podem até se confundir, mas o recado que o corpo está passando é claro: busque atendimento médico para compreender o que está acontecendo.

“Essa busca por atendimento deve ser com um profissional da área, seja da cardiologia ou psiquiatria e não em sites de buscas da internet”, ressalta.

Para se ter uma noção, nos últimos 12 meses, o termo ansiedade foi buscado 48 milhões de vezes, só por brasileiros no Google. Esse número faz com que o Brasil se tornasse o segundo no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde a expressão foi pesquisada 129 milhões de vezes no mesmo período, de acordo com dados da empresa de tecnologia.

“Essa busca por tentar encontrar um significado para os sintomas que a pessoa sente é algo corriqueiro, até comum para muita gente, no entanto, apenas a ajuda profissional é que poderá entender o quadro, fazer um diagnóstico e proceder com o tratamento adequado. Afinal cada caso é um caso”, completa a médica que atende em Florianópolis.

 

Dia Mundial da Saúde Mental

10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. A data objetiva fazer uma promoção do bem-estar da mente e oferecer tratamentos adequados para pessoas com distúrbios mentais.

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros