Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Professora morre ao subir o Monte Everest. Ela queria provar que os vegetarianos não são pessoas fracas

Uma professora australiana morreu ao subir o Monte Everest, na cordilheira do Himalaia, com o marido em uma expedição no último fim de semana. Maria Strydom, de 34 anos, queria completar a missão para provar que “vegetarianos não são fracos”, mas sentiu-se mal na descida, e não resistiu às complicações respiratórias.

Ela foi a segunda pessoa a morrer na montanha mais alta do mundo nesta expedição. Um holandês chamado Eric Arnold, de 35 anos, tinha dito a companheiros: “Meu corpo não tem energia sobrando”, antes de morrer durante o sono, de acordo com a agência de notícias holandesa ANP.

As equipes resgataram o corpo de Maria, enquanto o marido, Robert Gropel, continua uma batalha contra uma acumulação de líquido nos pulmões. O casal tinha alcançado com sucesso o acampamento quatro, 400 metros abaixo do cume, na sexta-feira passada, de acordo com registros dos telefones por satélite que eles levavam.

O gestor operacional da empresa Seven Summit Treks, Furtengi Sherpa, que acompanhava os dois, contou que ela estava lutando pela vida no final. “Maria estava cansada e sua energia caiu. Não havia oxigênio suficiente quando ela estava em uma altitude de 7,8 mil metros”, disse.

Maria e Gropel eram ativistas apaixonados e queriam enfrentar o Everest para desafiar estereótipos sobre a dieta que seguiam. Eles já tinham feito outras grandes escaladas, como o Monte Denali, no Alasca, Aconcágua, na Argentina, o Monte Ararat, na Turquia, e o Kilimanjaro, na África.

“Parece que as pessoas têm essa ideia distorcida que vegetarianos são desnutridos e fracos. Ao subir os sete cumes queremos provar que podem fazer qualquer coisa e muito mais”, disse ela em março.

Posts Relacionados

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios