Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

APAE Itajaí: 50 anos de compromisso com a pessoa com deficiência

Em 12 de outubro, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, em Itajaí há ainda outro motivo de comemoração e orgulho, celebra-se o aniversário de 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. A data será comemorada na sexta-feira, 11/10, com solenidade festiva na sede da instituição, às 19h30.

A relevância inquestionável da APAE para a sociedade fez com que a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), Cooperativa de Crédito da Foz do Vale do Rio Itajaí-Açu (Credifoz), Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) e Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) presenteasse a Instituiçã com a comemoração do cinquentenário, onde ocorrerá o lançamento de uma Revista Especial dos 50 anos e um Vídeo Institucional. A produção do evento e do material ainda contou com o apoio de diversos parceiros.

A presidente da APAE, Karen Suyan Clezar Fantini, além de falar da importância do reconhecimento das Entidades, frisa que nestas cinco décadas a APAE se dedicou intensamente para a quebra de paradigmas e preconceitos, onde olhares foram apurados, ouvidos afinados e as palavras receberam sempre o devido valor para que a condição da pessoa com deficiência fosse aceita como um “modo de ser” e não como uma enfermidade. “Aqui, lutamos por inclusão, por respeito, por justiça. Sonhamos todos, com uma sociedade que dê a cada um, a oportunidade de ser o que é, com suas limitações e suas qualidades, e que permita que talentos e habilidades se desenvolvam em plenitude para cada ser. Acolhemos, cuidamos e desenvolvemos pessoas”.

Atualmente, a APAE atende mais de 500 alunos em programas sistematizados para atender demandas de públicos específicos. Eles objetivam promover o desenvolvimento pleno do indivíduo, por intermédio da educação, prevenção, reabilitação e assistência social em um contexto que insere a família e a comunidade. Dando aos alunos a consciência corporal e mental, os colocando no centro da sua existência. As atividades acontecem em espaços equipados para atender cada área de atuação, preparados para integração.

A Instituição é mantida por meio de convênio com a Prefeitura de Itajaí, Sistema Único de Saúde (SUS) e Governo do Estado de Santa Catarina, que faz a cedência de 46 professores e ao todo conta com 120 colaboradores. E ainda, recebe doações feitas por meio de faturas da Celesc e de toda a comunidade.

Related posts

Vakinha para ajudar o jornalista Fernando Rhenius, sofreu AVC no final do mês de janeiro

Diário da Cidade

Secretaria Municipal de Educação lança 2ª edição do Concurso de Receitas da Alimentação Escolar de Barra Velha

Beto Carrero World recebe três importantes premiações brasileiras

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: