Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

APAE Itajaí: 50 anos de compromisso com a pessoa com deficiência

Em 12 de outubro, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, em Itajaí há ainda outro motivo de comemoração e orgulho, celebra-se o aniversário de 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. A data será comemorada na sexta-feira, 11/10, com solenidade festiva na sede da instituição, às 19h30.

A relevância inquestionável da APAE para a sociedade fez com que a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), Cooperativa de Crédito da Foz do Vale do Rio Itajaí-Açu (Credifoz), Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) e Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) presenteasse a Instituiçã com a comemoração do cinquentenário, onde ocorrerá o lançamento de uma Revista Especial dos 50 anos e um Vídeo Institucional. A produção do evento e do material ainda contou com o apoio de diversos parceiros.

A presidente da APAE, Karen Suyan Clezar Fantini, além de falar da importância do reconhecimento das Entidades, frisa que nestas cinco décadas a APAE se dedicou intensamente para a quebra de paradigmas e preconceitos, onde olhares foram apurados, ouvidos afinados e as palavras receberam sempre o devido valor para que a condição da pessoa com deficiência fosse aceita como um “modo de ser” e não como uma enfermidade. “Aqui, lutamos por inclusão, por respeito, por justiça. Sonhamos todos, com uma sociedade que dê a cada um, a oportunidade de ser o que é, com suas limitações e suas qualidades, e que permita que talentos e habilidades se desenvolvam em plenitude para cada ser. Acolhemos, cuidamos e desenvolvemos pessoas”.

Atualmente, a APAE atende mais de 500 alunos em programas sistematizados para atender demandas de públicos específicos. Eles objetivam promover o desenvolvimento pleno do indivíduo, por intermédio da educação, prevenção, reabilitação e assistência social em um contexto que insere a família e a comunidade. Dando aos alunos a consciência corporal e mental, os colocando no centro da sua existência. As atividades acontecem em espaços equipados para atender cada área de atuação, preparados para integração.

A Instituição é mantida por meio de convênio com a Prefeitura de Itajaí, Sistema Único de Saúde (SUS) e Governo do Estado de Santa Catarina, que faz a cedência de 46 professores e ao todo conta com 120 colaboradores. E ainda, recebe doações feitas por meio de faturas da Celesc e de toda a comunidade.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição