Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Apenas três novos focos de dengue são registrados na última semana em Itajai

A massa de ar frio que atingiu a Região Sul do Brasil na última semana, o que reduziu a temperatura, foi fator decisivo para Itajaí identificar apenas três novos focos do Aedes aegypti. Com isso, o município totaliza agora 253 locais com registro positivo para larva do vetor que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (10), pelo Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, dos três novos focos verificados em relação ao boletim anterior, divulgado no dia 04, dois são no bairro São Vicente e um na Barra do Rio.
No entanto, ao invés de comemoração, o número serve de alerta para a equipe técnica que atua diariamente no controle do mosquito. “Isto causa uma impressão de o mosquito Aedes aegypti acabou, mas o que acontece em dias frios é um desenvolvimento mais lento do inseto. Os ovos continuam ainda nos depósitos sem água, só esperando as condições climáticas ideiais para se desenvolverem em larvas e posteriormente em mosquitos adultos”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lúcio Vieira.

Ele ressalta que a comunidade não pode deixar de fazer a sua parte, pois a eliminação dos criadouros é a única forma de combater a proliferação do Aedes.

 

Carro UBV

Nesta terça-feira (10), a partir das 17 horas, o carro de UBV Pesado da Secretaria de Estado da Saúde está fazendo a aplicação de inseticida (pulverização) nas ruas Criciúma e Alberto Werner, no Centro de Itajaí.

A vinda do veículo foi uma solicitação do Programa de Combate à Dengue, devido à concentração de casos positivos em uma área do Centro de Itajaí.

Lúcio Vieira explica que esta atividade é complementar e usada quando fica caracterizado um considerável aglomerado de casos positivos de dengue. “É uma forma que matar o mosquito adulto e bloquear a transmissão da doença, mas a população tem que fazer sua parte eliminando os criadouros”, finaliza o coordenador.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)