Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Apneia do sono: síndrome que afeta a saúde é tema de curso neste final de semana, em Florianópolis

Apneia do sono: síndrome que afeta a saúde é tema de curso neste final de semana, em Florianópolis

Evento realizado pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – SC reúne  especialistas em debates sobre distúrbios respiratórios e outros temas

            Quem sofre de apneia do sono pode ter várias funções do organismo comprometidas, já que dormir é uma das atividades essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. A apneia afeta pessoas de todas as idades e também aumenta o risco para doenças mais graves, como AVC e infarto. Este e outros temas serão abordados no próximo sábado (16), em um curso promovido pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial Santa Catarina (ABOR-SC), em Florianópolis.

            A apneia do sono impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida. Ela acontece quando ocorre a obstrução parcial, ou total, das vias aéreas durante o sono. Com isso, a pessoa acaba acordando muitas vezes durante a noite, não dorme bem e sente falta de ar. Conforme explica o presidente da ABOR-SC, o ortodontista Gustavo Zanardi, geralmente a respiração é restabelecida somente com o despertar.

            “Esta síndrome, também conhecida como SAHOS, deve ser tratada o quanto antes pois aumenta o risco para diferentes problemas cardiovasculares como hipertensão arterial, arritmia, infarto e insuficiência cardíaca. O ronco é um fator que pode ou não estar associado, mas geralmente ele é a principal causa pela qual o paciente nos procura”, explica. Além disso, pessoas não tratadas podem apresentar sonolência excessiva, ansiedade, depressão, irritabilidade, impotência, déficit de aprendizado, déficit de memória e tendência ao uso de estimulantes.

          Tanto a apneia do sono como outros distúrbios respiratórios serão debatidos no evento, que acontece no Trompowsky Corporate, em Florianópolis. Ministrado pelo Dr. Bruno Furquim, um dos objetivos do curso é abordar o correto diagnóstico e as diferentes possibilidades de tratamento para o ronco e a apneia. Atualmente, sabe-se que para casos mais graves é indicado o tratamento orto-cirúrgico – que envolve ortodontia e cirurgia.

            Entretanto, para casos mais simples, a tecnologia da ortodontia já permite que o problema seja resolvido (ou amenizado) através de um aparelho intra-bucal. “Nosso objetivo é estimular o progresso científico da ortodontia e promover o intercâmbio cultural, técnico e científico entre os participantes. É uma ótima oportunidade para se atualizar e debater sobre esse importante tema que afeta boa parte da população brasileira”, completa o presidente da instituição.

            Para os profissionais e especialistas que não conseguirem ir ao curso pessoalmente, vale ressaltar que o evento será transmitido ao vivo pela internet.

AGENDA:

O quê: Curso “A Ortodontia revisitando a função”

Quando: Sábado (16), das 9h às 16h30min

Onde: Trompowsky Corporate – Florianópolis

Informações: http://www.aborsc.com.br/

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira