Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Após início da pandemia, 61% das famílias no Sul do país precisaram reduzir gastos

Levantamento realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, a pedido da SulAmérica, mostra que 36% das pessoas na região contrataram empréstimos recentemente

Pelo segundo ano, o Instituto FSB Pesquisa organiza, a pedido da SulAmérica, um levantamento para avaliar a preocupação e cuidados do brasileiro em relação às saúdes física, emocional e financeira durante a pandemia. Realizado em maio de 2022, com uma amostra de 2.000 entrevistas por abordagem online (de todas as regiões do País — nas 27 Unidades da Federação), o estudo levanta questões sobre três temas aos entrevistados, com características que seguem a proporção da população brasileira.

 

Sob o conceito de Saúde Integral, a pesquisa identificou que, assim como em 2021, a saúde financeira segue preocupando os brasileiros. Em relação aos resultados da região Sul, após o início da pandemia de COVID-19, 61% das famílias na região Sul do Brasil precisaram reduzir gastos. Para 47% da população da região, a saúde financeira é o principal motivo de preocupação no dia a dia. E 50%, ou metade das pessoas nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, afirma estar “apertado” financeiramente.

 

A pesquisa contou com amostra representativa da população do Norte e Centro-Oeste com acesso à internet no país com idade a partir de 18 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 28 de maio de 2022.

“O conceito de Saúde Integral é de extrema importância para a SulAmérica, pois oferecer suporte às saúdes física, emocional e financeira dos brasileiros é um dos principais objetivos da companhia. A pesquisa nos auxilia nessa tarefa, ao traçar um panorama da Saúde Integral dos brasileiros nesse cenário pós-pandêmico.”, destaca Solange Zaquem, Diretora Comercial da SulAmérica.

A realidade financeira dos sulistas

 

De acordo com o levantamento, 22% dos sulistas revelaram ter feito alguma redução (grande ou muito grande) nos gastos diários. Cerca de 32% dos paranaenses, catarinenses e gaúchos não possuem renda suficiente para arcar com os custos básicos de casa. E 20% dos entrevistados revelaram não serem capazes de lidar com despesas inesperadas. Além disso, 36% recorreu a empréstimos no último ano, e 59% dos empréstimos contratados no último ano possuem pagamentos atrasados, o que pinta um cenário preocupante em relação à adimplência das pessoas no Sul.

 

A pesquisa FSB/SulAmérica ainda perguntou qual a principal fonte de informação para a tomada de decisões financeiras. Para 38% dos respondentes, é o companheiro ou companheira quem mais influencia neste aspecto, seguido por filhos (21%) e pais (15%). Especialistas em finanças (9%), consultor financeiro (7%) e gerente de banco (7%) aparecem apenas depois.

 

A pesquisa contou com amostra representativa dos sulistas com acesso à internet no país com idade a partir de 18 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 28 de maio de 2022.

 

Região Sul é a que mais utiliza serviços médicos e de psicólogo no País

 

De acordo com a pesquisa FSB/SulAmérica, a pandemia foi um fator que alavancou os cuidados com a saúde dos brasileiros. Quase 60% dos brasileiros dizem cuidar hoje melhor da sua saúde do que antes da pandemia. Em contrapartida, a saúde emocional do brasileiro piorou para 48% dos brasileiros durante a pandemia. O peso emocional está presente mesmo quando há uma preocupação com a saúde física. Entre as principais reclamações de saúde estão ansiedade, insônia, dor de cabeça, alteração de humor, frustração, medo e solidão.

 

A principal preocupação dos brasileiros que moram na região Sul é a saúde financeira (47%), seguido da saúde física (30%) e emocional (23%). O Sul concentra a segunda maior região de pessoas com planos de saúde, segundo aponta a pesquisa. Um pouco mais de um terço (33%) dizem ter planos de saúde na região Sul, perdendo apenas para o Norte e Centro-Oeste, que juntos têm 39% de penetração de usuários com acesso à saúde suplementar.

 

O sulista é o que mais visita o médico, considerando a média nacional e em comparação com todas as demais regiões do País. Um terço das pessoas na região Sul (31%) procuram o médico uma vez a cada seis meses, 26% visita o especialista anualmente, 18% o fazem uma vez a cada trimestre e, 5%, todo mês.

 

A região Sul é a que apresenta maior incidência de pessoas que fazem terapia, totalizando 15% dos entrevistados, em relação às demais regiões do País. Dentre aqueles que consultam esse especialista, um pouco menos de um terço (29%) começou há menos de um ano, 24% faz terapia há mais de um ano e 14%, há mais de dois. A pandemia pode ter sido, portanto, um fator que desencadeou uma maior procura por apoio psicológico na região. A maioria dos moradores do Sul acreditam estar acima do peso (64%). Essa é a maior taxa de avaliação no País, com um total de 64% dos moradores com sobrepeso, registrado por autoavaliação. Apenas um terço dos moradores da região consideram estar com o peso ideal (32%) e 4%, abaixo do peso.

 

Em contrapartida, a grande maioria (80%) dos moradores da região diz estar tomando medidas para melhorar sua saúde e bem-estar. As principais iniciativas nesse sentido registradas na pesquisa são: ir à academia de ginástica ou práticas esportes (52%), frequentar shoppings (49%), bares e restaurantes (40%), frequentar cinemas, teatros e museus (41%) e manter uma dieta saudável (81%). A grande maioria (86%) também está passando igual ou mais tempo com a família.

 

“O Brasil possui uma população diversa e proporções continentais, sendo assim, traçar um panorama regional é fundamental na compreensão do nosso papel como seguradora e para atendermos às necessidades de nossos clientes das diferentes regiões do País. Assim é possível orientá-los de forma direcionada nessa jornada de autoconhecimento sobre suas saúdes física, emocional e financeira”, finaliza Solange Zaquem.

 

 

Sobre a SulAmérica

A SulAmérica é uma companhia de 125 anos que se dedica a entregar Saúde Integral para seus mais de 7 milhões de clientes por meio de produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos. A companhia tem como missão melhorar a vida das pessoas, oferecendo apoio, segurança e autonomia em cada momento e decisão de saúde física, emocional e financeira. Para isso, conta com mais de 4 mil colaboradores engajados e comprometidos, além de uma rede de distribuição com milhares de corretores de seguros em todo o Brasil.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição