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Aprenda a preparar sanduíches nutritivos para o verão

O verão é uma das estações favoritas dos brasileiros quando o assunto é férias, diversão, viagens e descanso. Para aproveitar todas as vantagens desse período, além de prevenir as altas temperaturas, é indispensável manter-se hidratado e garantir uma alimentação nutritiva. Entre as alternativas rica em nutrientes e fácil de preparar está o sanduíche, ideal para o café da manhã e para o lanche da tarde. Confira as dicas e receitas que a nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó, Simoni Toledo, separou para garantir refeições práticas e saborosas para o seu dia-a-dia.

SANDUÍCHE DE FRANGO

Para preparar o sanduíche de frango com rúcula e tomate, separe duas fatias de pão integral. Em seguida, desfie e acrescente 100g de frango. Misture com 10 folhas frescas de rúcula e duas ou três fatias de tomate. “Nessa receita também é possível adicionar a pasta de tomate, preparada com a fruta e azeite de oliva. A combinação ajuda a reparar os tecidos, a fortalecer os músculos e os ossos, a combater os radicais livres e a regular o açúcar no sangue”, afirma a nutricionista.

SANDUÍCHE DE ATUM

Outra opção é o sanduíche de atum. Para prepará-lo, Simoni orienta misturar uma lata de atum, uma cenoura ralada e uma colher de sopa de maionese light. “Para finalizar, tempere com sal e pimenta a gosto. Espalhe a mistura sobre duas fatias de pão integral e sirva. Esse alimento é rico em ômega-3 e em vitaminas A, D e B12, além de ferro, magnésio e selênio. Possui baixa caloria e mantém a sensação de saciedade por mais tempo”.

SANDUÍCHE DE QUEIJO BRANCO

Já a terceira receita é o sanduíche de queijo branco. “Espalhe o queijo sobre duas fatias de pão integral, acrescente o tomate fresco, em fatias ou picado na quantidade que desejar, e polvilhe uma colher de sopa de manjericão. Por fim, adicione sal. “Combinando a textura cremosa do queijo branco, a acidez suave do tomate e a fragrância do manjericão, este sanduíche oferece uma experiência deliciosa, refrescante e saudável. Essa junção é fonte de proteínas, cálcio e licopeno, um antioxidante que previne doenças cardíacas. Os ingredientes também fornecem vitaminas A e C, essenciais para a saúde da pele e do sistema imunológico”.

DICA +FORT

Para garantir um verão mais saudável, Simoni recomenda que os sanduíches sejam preparados com pães integrais ou de centeio, vegetais frescos e proteínas magras. “Evite molhos industrializados, não esqueça de consumir frutas e mantenha-se hidratado durante o verão. Essa combinação de alimentos nutritivos e leves, aliada à hidratação adequada, promove mais saúde e bem-estar durante os dias mais quentes”, avalia ao alertar que tomando os cuidados necessários é possível aproveitar a estação de forma segura.

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