Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Aprovada a Política Municipal de Segurança Hídrica e o Desenvolvimento Sustentável de Balneário Camboriú

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou na sessão desta terça (10) o Projeto de Lei n.º 13/2021, de autoria do Vereador André Meirinho, que trata da Política Municipal de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto, que agora depende somente da sanção do prefeito para virar lei, prevê princípios e diretrizes para o planejamento e gestão das águas, com estratégias para disponibilidade hídrica, despoluição, infraestrutura verde, drenagem de águas pluviais urbanas e prevenção e mitigação de desastres.

Entre os benefícios, o projeto prevê regras e  instrumentos de gestão coordenada que visam garantir água em quantidade e qualidade para atender às demandas da população residente e dos turista e o combate às enchentes e gerenciamento de riscos e regras para despoluição saúde dos nossos rios e praias.

Agradeço aos técnicos e à população que participou da construção e aprovação do projeto em audiência pública e aos vereadores pelos 11 votos favoráveis. Essa política é um marco para a governança entre os diversos órgãos, visando o planejamento e a gestão das águas de forma técnica, de modo que as tomadas de decisão não sejam alteradas a cada novo Prefeito eleito. Estamos agindo no presente e pensando no futuro, disse Meirinho

Conheça alguns dispositivos do Projeto

Entre os aspectos de disponibilidade hídrica, contempla regras para garantia de água bruta através da consideração de diversas alternativas: prioriza ações de conservação e reserva de água na bacia do Rio Camboriú, transposição de água de outras bacias, água subterrânea, dessalinização e reúso para usos específicos, além de aspectos sobre remodelação do sistema de abastecimento. Quanto à despoluição, dispõe sobre maior transparência de relatórios do Programa Se Liga na Rede, assim como medidas nos Planos de Emergência e Contingência para conter a  poluição ou contaminação dos corpos hídricos em diferentes aspectos, entre outros. Quanto às águas pluviais urbanas,  dispõe sobre jardins de chuva, jardins filtrantes, os canteiros pluviais, as biovaletas, as lagoas pluviais, as bacias de retenção, telhados verdes, grades verdes e estacionamentos drenantes. Para mitigação e prevenção de desastres, propõe medidas e instrumentos para prevenção e fortalecimento da resiliência e da capacidade adaptativa local concernentes ao aumento do nível do mar, a alagamentos e deslizamentos de encostas e outros fenômenos provenientes dos processos de mudanças naturais ou decorrentes da interferência antrópica.

Conheça o Projeto de Lei n.º 13/2021:
https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/proposicao/pesquisa/0/1/0/116862

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú