Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Argentinos e paraguaios estão no caminho dos brasileiros nas oitavas da Copa Libertadores

São Paulo reencontrará Racing nas oitavas. Foto: Divulgação SPFC/Rubens Chiri

Da Redação:

Na última terça-feira (1º), a Conmebol definiu o chaveamento completo da fase final da Copa Libertadores. Os seis brasileiros que ainda permanecem na disputa conheceram seus adversários nas oitavas de final da competição, com destaque para argentinos e paraguaios pelo caminho de cinco equipes do Brasil.

Os jogos acontecem a partir de 13 de julho, com os confrontos de volta a serem disputados na semana seguinte. Devido à realização da Copa América, a Libertadores fará uma pausa de um mês, assim como a Copa Sul-Americana. Isso porque, conforme indicam alguns prognósticos de apostas, alguns dos principais destaques das seleções pertencem aos clubes que disputam a Libertadores, como Armani (River), Arrascaeta (Flamengo), Gabigol (Flamengo), Arboleda (São Paulo), Guerrero (Internacional) e outros.

Brasileiros e argentinos revivem rivalidade

Um dos confrontos Brasil x Argentina opõe dois favoritos ao título: Atlético/MG contra Boca Juniors. Equipe de melhor campanha da primeira fase da competição, o Galo deu azar no sorteio e enfrentará um dos gigantes do continente, que foi semifinalista na última edição. No entanto, a equipe comandada por Cuca vive bom momento e tem boas chances de avançar diante do hexacampeão.

Outro duelo de campeões da América acontece entre São Paulo e Racing. As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos, e os argentinos levaram a melhor: empate por 0 a 0 em Avellaneda e vitória por 1 a 0 no Morumbi (contra os reservas do Tricolor). Pesa contra o São Paulo o fato de nunca ter vencido o Racing, além do fantasma de eliminações recentes para clubes argentinos nas competições sul-americanas, mas o título paulista recém-conquistado pode dar ânimo.

Já o Flamengo terá pela frente o Defensa y Justicia, atual campeão da Copa Sul-Americana, que disputará o mata-mata da Libertadores pela primeira vez. O técnico é Sebastián Beccacece, que eliminou o rubro-negro na última edição, comandando o Racing.

Paraguaios pelo caminho

Internacional encara o Olimpia novamente. Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Dois brasileiros terão pela frente adversários paraguaios no mata-mata. Um deles é o Fluminense, que medirá forças com o Cerro Porteño. O tricolor carioca surpreendeu ao se classificar em primeiro lugar no grupo que também contava com o River Plate. Cerro e Flu têm um histórico de rivalidade por conta de um confronto pela Copa Sul-Americana, o que deve ser suficiente para tornar o duelo quente.

O outro confronto será entre Internacional e Olimpia. As duas equipes se enfrentaram na primeira fase, e o Colorado levou ampla vantagem: goleada por 6 a 1 em Porto Alegre e vitória por 2 a 1 em Assunção. Os paraguaios conquistaram uma classificação heroica e chegam com moral.

Demais confrontos

A única exceção é o Palmeiras, atual campeão, que terá pela frente um adversário chileno: será a Universidad Católica. Por ter passado em primeiro lugar, o Verdão tem a vantagem de decidir o confronto em São Paulo.

Os outros dois confrontos que fecham a fase oitavas de final são o clássico argentino entre River Plate e Argentinos Juniors e duelo entre Vélez Sarsfield e Barcelona de Guayaquil.

Brasileiros podem se encontrar a partir das quartas

Embora não haja nenhum clássico brasileiro nas oitavas de final, a situação pode mudar de figura a partir das quartas. De um lado da chave, Palmeiras e São Paulo podem reeditar a final do Campeonato Paulista, vencida pelo tricolor, caso eliminem seus adversários.

Do outro lado, pode haver o encontro entre Flamengo e Internacional, que já se encontraram na mesma fase em 2019, ano em que os cariocas eliminaram os gaúchos e seguiram adiante na competição rumo ao título.

Na semifinal, nova possibilidade de encontros, já que o Fluminense está do mesmo lado da chave de Flamengo e Internacional. Caso passe pelo Cerro, o tricolor carioca enfrentará o vencedor de Vélez x Barcelona.

Já no outro lado de chave, o vencedor do possível confronto entre Palmeiras e São Paulo nas quartas terá o Atlético/MG na semifinal, caso o Galo supere o Boca e vença também River Plate ou Argentinos Juniors nas quartas.

Isso quer dizer que é possível uma nova final entre duas equipes brasileiras, algo que aconteceu na última temporada com Palmeiras e Santos. Na história da Libertadores, a decisão com clássico nacional já aconteceu outras duas vezes, com o São Paulo derrotando o Athletico Paranaense em 2005 e o Internacional batendo o São Paulo no ano seguinte (confronto que pode voltar a acontecer neste ano).

Confira os confrontos e as datas das oitavas de final:

Jogos de Ida

Terça-feira (13 de julho)

19h15 – Cerro Porteño x Fluminense (Assunção)

19h15 – Boca Juniors x Atlético-MG (Buenos Aires)

21h30 – São Paulo x Racing (São Paulo)

Quarta-feira (14 de julho)

19h15 – Vélez Sarsfield x Barcelona (Buenos Aires)

19h15 – Universidad Católica x Palmeiras (Santiago)

21h30 – River Plate x Argentinos Juniors (Buenos Aires)

21h30 – Defensa y Justicia x Flamengo (Buenos Aires)

Quinta-feira (15 de julho)

21h30 – Olimpia x Internacional (Assunção)

Jogos de Volta

Terça-feira (20 de julho)

19h15 – Fluminense x Cerro Porteño (Rio de Janeiro)

 

19h15 – Atlético-MG x Boca Juniors (Belo Horizonte)

21h30 – Racing x São Paulo (Avellaneda)

Quarta-feira (21 de julho)

19h15 – Barcelona x Vélez (Guayaquil)

19h15 – Palmeiras x Universidad Católica (São Paulo)

21h30 – Argentinos Juniors x River Plate (Buenos Aires)

21h30 – Flamengo x Defensa y Justicia – (Rio de Janeiro)

Quinta-feira (22 de julho)

21h30 – Internacional x Olimpia (Porto Alegre)

 

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH