Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Arquiteto de Florianópolis cria espaço compartilhado para integração de serviços e qualificação de projetos

Muito além de um coworking, a ArqTec é um espaço de cocriação, onde 18 empresas do setor da construção civil interagem entre si para o desenvolvimento conjunto de projetos, das mais diferentes complexidades e tipologias. Atualmente, 40 profissionais atuam no local, entre arquitetos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, topógrafos, designers gráficos, designers de interiores e paisagistas.

“O nosso espaço não é coworking tradicional , está focado na construção civil em todas as suas fases. A empresa pode participar como membro quando está inserida fisicamente no espaço ou parceira quando acessa o espaço para reuniões, treinamentos ou diversas atividades desenvolvidas no local” explica o arquiteto e urbanista Ronaldo Martins, sócio-diretor da ATO 9 Arquitetura e idealizador da ArqTec.

Para participar dos contratos firmados com os clientes da ArqTec, as empresas enfrentam o desafio nos novos Processos Integrados de trabalho e no uso intensivo do BIM – Building Information Modeling como principal ferramenta projetual.

O BIM propicia que as várias equipes sejam envolvidas desde o início do projeto, onde as demandas do cliente são atendidas de maneira completa e o resultado uma  Construção Virtual com todas as Informações inseridas e compatibilizadas das diversas disciplinas.

“O cliente pode contratar uma das empresas ou o grupo de empresas e resolver todo o seu projeto”, destaca. A vantagem é a agilidade do processo e a qualificação do projeto, a partir da integração de todas as etapas, o que reduz, significativamente, a possibilidade de falhas e o desperdício de tempo, de materiais e de recursos financeiros.

Com 27 anos de mercado, e larga experiência no comando de grandes equipes e no desenvolvimento de projetos de alta complexidade, Ronaldo vem apostando no sistema colaborativo desde 2008, quando decidiu aprender a usar a ferramenta BIM.

“Acreditávamos muito em uma engenharia integrada, que chamamos de simultânea, em que todos os envolvidos estão, desde os estudos iniciais, trocando informações, em sequência, diferente do método tradicional da arquitetura”, afirma.

No método tradicional, o cliente costuma contratar os serviços separadamente, na medida em que as etapas demandam, de forma linear: estudo preliminar, projeto legal, projeto hidrossanitário, projeto estrutural. “As equipes não se integram, e isso gera muitos problemas e retrabalho porque as atividades não amadurecem juntas”, argumenta Ronaldo.

A tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Junto com REVIT – software BIM e outras ferramentas digitais com OFFICE 365, DYNAMO , NAVIS está cada vez mais seguro a troca e armazenamento das informações entre os atores do projeto deste as etapas inicias.

“Assim, já no estudo preliminar, o arquiteto consegue apresentar uma solução integrada considerando os programas de necessidades de todas as disciplinas envolvidas. O projeto já nasce bem formatado e compatibilizado”, pontua Ronaldo.

Educação continuada

As empresas com suas equipes são constantemente treinadas. “Nivelamos o conhecimento de todos em relação ao BIM e fazemos uma análise sobre como cada ferramenta vai contribuir de uma disciplina para outra, considerando o que precisa ser desenvolvido para maior produtividade”, explica Ronaldo.

Essa é uma das atividades de educação continuada realizadas no local, que prioriza a capacitação das equipes para o desenvolvimento da profissão com uma agenda fixa para grupos de até dez pessoas.

Nas terças-feiras, acontecem aulas de inglês, nas quartas-feiras é a vez do grupo DYNAMO. O grupo de BIM reúne-se às quintas-feiras. “A ideia, para este ano, é estender essa capacitação para novos colaboradores da ArqTec e para outros profissionais que queiram aprender o uso da ferramenta, gerando conhecimento das novidades nos processos de trabalho”, adianta o arquiteto.

O espaço

A ArqTec ocupa uma edificação singular no centro de Florianópolis, localizada na rua Barão de Batovi, 587. Trata-se de um imóvel comercial, de arquitetura contemporânea, que teve Ronaldo como um dos autores e coordenador das equipes de arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto e execução de uma loja de móveis planejados.

As soluções adotadas renderam, ao projeto, menção honrosa no 10 Prêmio de Arquitetura Catarinense, promovido pela AsBEA-SC em parceria com o IAB-SC em 2011.

O espaço conta com um amplo ambiente integrado, do tipo coworking, com 40 estações de trabalho em operação, mas com capacidade para ampliar até 70 estações.   Dispõe, ainda, de três salas de reuniões, cozinha funcional, copa, área de plotagem para grandes formatos e espaço do redário, muito utilizado no horário pós-almoço e final da tarde, para relaxamento e descontração.

http://www.arqtec.org

Posts Relacionados

COVID-19: “Os indígenas fazem parte do povo que o Estado deixa morrer”, diz especialista

diariodacidade

Carlos Dafé promove live solidária para ajudar artistas e moradores de rua

diariodacidade

Projeto Magic Drive-in estreia nesta sexta-feira, dia 10, com Independence Queen

diariodacidade

Motivação e autoestima em alta para o Enem

diariodacidade

John Mueller apresenta Canções e Influências em live show no dia 19 de julho

diariodacidade

De olho na retomada, Co.W. Coworking atualiza protocolos e modelo de negócio

diariodacidade

Livro de ficção narra romance durante os Jogos Olímpicos de 2020 sem a presença da COVID-19

diariodacidade

Busca por sorriso perfeito aumenta procura por odontologia estética em Camboriú

diariodacidade

Mostra Gastronômica Balneário Camboriú Convida à Mesa terá 24 restaurantes e opção delivery

diariodacidade

Vinhos que combinam com os sabores juninos

diariodacidade

Professor cria ação solidária para ajudar alunos da rede pública no Enem

diariodacidade

Nos 40 anos sem Vinicius de Moraes, obra do “Poetinha” é revisitada em três lives

diariodacidade

Prêmio Catarinense de Cinema 2020: inscrições abrem na segunda-feira

diariodacidade

Como frequentar a praia com segurança após a flexibilização da quarentena

diariodacidade

A era da selfie: preocupação com sorriso aumenta para sair “bem” na foto

diariodacidade

“Uber da lavagem” inicia operação em Balneário Camboriú

diariodacidade

Da vaquinha virtual à NASA Conheça a jovem que precisou de doações para estudar no exterior

diariodacidade

Decanter promove curso com degustação online de vinhos

diariodacidade

Dia de Combate à Homofobia: Especialista destaca conduta, crime e pena

diariodacidade

Karsten lança toalha com tecnologia pioneira Antimicrobiana

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: