Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Veja como foi o primeiro Arrancadão de Canoas Artesanais, na Praia das Laranjeiras

Veja como foi o primeiro Arrancadão de Canoas Artesanais, na Praia das Laranjeiras

O começo de uma história muito bonita aconteceu neste mês. A praia de Laranjeiras foi o palco do primeiro Arrancadão de Canoas Artesanais. O evento reuniu cerca de 110 pescadores artesanais e mais de 300 pessoas vieram prestigiar as provas e as festividades.

Além da prova principal, o próprio arrancadão, aconteceram outras disputas: tarrafada por equipe, cabo de guerra, versos por equipe, além do pescador mais velho e do pescador mirim. Também houve outras formas de entretimento, como apresentações musicais e de Stand Up Comedy, com Moriel Adriano Costa, o vocalista do Dazaranha, fazendo o quadro “As Aventuras de Darci”.

Os melhores de cada competição receberam prêmios e troféus. A gincana foi realizada na Praia das Laranjeiras e as premiações ocorreram no Hostel Barra Bar, no dia 6, domingo. O fundador e proprietário do hostel e um dos idealizadores do evento, Joabe Linhares, explica de onde surgiu a ideia. “O intuito é fortalecer a pesca da tainha, fazer com que essa tradição continue geração após geração. Queremos valorizar a cultura da pesca artesanal e criar um evento para a integração da comunidade e confraternização dos pescadores”.

Outros dois homens tiveram um papel importante na idealização do Arrancadão de Canoas Artesanais: Ronan Pinheiro e Laércio Demétrio. Joabe Linhares fala mais sobre este evento. “Ele acontecerá todo o ano. Sempre após o término temporada de Pesca da Tainha. A ideia é fazer em 2018 um dia para a gincana e outro para a festa. A questão agora é se o evento será incluso no Calendário Oficial de Balneário Camboriú”. A temporada de Pesca da Tainha aconteceu entre os dias 1º de maio e 30 de julho.

Competição

Seis equipes participaram das disputas: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro, Estaleirinho e Laranjeiras. No arrancadão, cada uma teve direito a quatro integrantes: dois remadores, um chumbeiro e patrão, que comanda a poupa da embarcação. Na disputa, duas canoas por vez tiveram que se movimentar como se estivessem cercando a tainha. Quem primeiro completasse o percurso seria declarado o vencedor.

Desta forma, equipe da Praia do Pinho acabou se tornando campeã a bordo da canoa “Gatinha Pelada”. Carlos Horácio foi um dos integrantes da equipe campeã, e comemorou bem mais do que a vitória, mas sim a realização do evento. “Foi uma festa bonita que valorizou a nossa cultura da pesca, fez as canoas se unirem, bem legal mesmo”.

A vice-campeã foi a Praia de Estaleirinho, com a canoa “Rievi”. Completando o pódio apareceu a Praia de Laranjeiras. A canoa eleita a mais bonita foi a “Campina”, da Praia do Estaleiro. Seu Manoel Nascimento Pedro é quem utiliza a canoa no dia a dia para pescar e ficou extremamente orgulhoso com a eleição. Ainda assim, o pescador preferiu exaltar a grandeza do evento do que a sua vitória. “Pra mim foi uma iniciativa pras pessoas olharem para nós, pescadores artesanais, com um outro olhar, para que a gente passe essa tradição aos nossos filhos, netos e a pesca não venha a se acabar”.

Outro que adorou a iniciativa foi o pescador de Taquaras, que trabalha a bordo da canoa “Silva”, Paulo Rocha. “Eu pesco desde a idade de 18 anos, meu pai pescou na canoa e agora é vigia, e eu também sou olheiro. Então pra mim essa festa que valoriza a pesca é uma coisa muito maravilhosa. Foi um bom evento que fizeram pro nosso lugar”.

Joabe Linhares

Fundador e proprietário do Hostel Barra Bar e um dos idealizadores do Arrancadão de Canoas Artesanais, Joabe Linhares é um verdadeiro apaixonado pela cultura da praia. Além de ganhar a vida com seu hostel, também aluga stand up paddles.

Joabe ainda é surfista e vive no mar pegando muitas ondas. O idealizador do Arrancadão de Canoas Artesanais já pescou, e apesar de não ter na pesca seu meio de vida, está sempre em meio aos pescadores artesanais “junto e misturado” (como ele mesmo diz) e respeita muito esta tradição.

Tal contato e respeito à cultura da pesca artesanal da tainha levou Joabe, junto de seu parceiro, Ronan Pinheiro, idealizar a Associação de Pesca Artesanal, que ainda não tem data para ser oficialmente criada. “Estamos correndo atrás, logo deve estar tudo pronto. Vamos criá-la para proteger o pescador artesanal de tainha, que tem sua atividade regulada por lei, e cumpre estas leis ao praticar seu trabalho. Infelizmente, eles são prejudicados por pescadores que cercam o mar com redes ilegais, dificultando assim esta pesca feita de maneira legal”, explica Joabe.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina