Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Arrastão Cultural dá início às comemorações dos 159 anos de Itajaí

Arrastão Cultural dá início às comemorações dos 159 anos de Itajaí

A programação do aniversário de 159 anos de Itajaí começou neste sábado (1) com o 4° Arrastão Cultural na Casa da Cultura Dide Brandão e no Museu Histórico. Atividades gratuitas, como debates, shows, exposições, pintura ao vivo, oficinas e apresentação teatral movimentaram o centro da cidade durante todo dia.

Um dos destaques da programação foi o debate “Itajaí 200 anos”, que reuniu historiadores para discutir se o município deve comemorar o início da colonização ou somente a emancipação política. Itajaí começou a ser colonizada em 1820 e completaria 200 anos em 2020 se contássemos a partir da chegada de Vasconcelos Drumond na região.

“Muitos questionam que Itajaí é mais velha que Blumenau e comemora menos anos de história. Então resolvemos começar a programação provocando esse debate”, explica o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber.

No próximo sábado (8), ocorre mais um dia de atividades do 4° Arrastão Cultural, também no entorno da rua Hercílio Luz, Casa da Cultura e Museu Histórico de Itajaí.

Um mês de comemorações

As comemorações do aniversário do município continuam durante todo mês de junho com quase 100 eventos abertos à comunidade. Entre os destaques estão os cortes de bolo em sete bairros, casamento coletivo, apresentações artísticas e musicais, festivais, teatro, dança, eventos esportivos, inaugurações, lançamento de novos projetos, entre outras atrações.

“O foco central será nos dias 13, 14 e 15 de junho com o espetáculo 159 sons e cores de Itajaí, que é um evento grandioso, semelhante ao do Natal, com projeções no Museu Histórico, para elevar a autoestima da nossa população e comemorar o aniversário”, comenta Weber.

Posts Relacionados

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo

Inscrições para o 20º Encontro dos Amigos de Itapema são encerradas