Artesanato de Balneário Piçarras apresenta atividades do ano em evento de prestação de contas

O artesanato do município tem o acompanhamento do SEBRAE, através de convênio firmado com a Fundação Municipal de Cultura
 
A Câmara Setorial de Artesanato realizou na noite de ontem (13) a apresentação da prestação de contas das ações que estão ocorrendo no setor e o planejamento para a temporada de verão. O artesanato do município tem o acompanhamento do SEBRAE, através de convênio firmado com a Fundação Municipal de Cultura.
Através do projeto “Brasil Original”, os artesões tiveram acesso a uma gama de conteúdo que buscaram profissionalizar o setor, com palestras de marketing digital, formalização de empresa, design thinking, comunicação visual e outras estratégias, como as sessões de negócios, visitas à empresas de matérias primas para o artesanato, representação em feiras de artesanato na região e missões técnicas.
Os investimentos na área buscam fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor. “A peça de artesanato simboliza a nossa cultura e carrega consigo uma história. É isso que buscamos passar aos artesões através da parceria com o SEBRAE”, explicou Silvana Maria Rebello Pereira, Presidente da Fundação Municipal de Cultura.
As missões aconteceram em Curitiba e no Oeste Catarinense. “As missões técnicas possibilitaram que os nossos artesões pudessem observar o que é feito em outros lugares como meio de fortalecimento do artesanato envolvendo a cultura local e as raízes de cada lugar”, frisou a Presidente da Fundação.
Para Moacir Ventura, popular Marujo, que é Presidente da Câmara Setorial de Artesanato “o grupo enfrentou o desafio proposto, assimilou e colocou em prática. Isso para nós está sendo muito importante, nos possibilitando conhecimento, aprendizado e crescimento profissional”.
A Câmara Setorial está preparando a Feira de Artesanato VivArt com local fixo para abrir durante todos os dias da alta temporada. “Os artesãos terão a oportunidade de oferecer ao turista de Balneário Piçarras itens que tem condizem com a identidade local”, enalteceu Silvana.
 “Nós estamos apoiando setores que eram esquecidos pelo tempo, resgatando a história, a tradição e a nossa cultura através da valorização. Estamos fazendo isso através de parcerias com programas especializados e contamos com a expertise do SEBRAE em projetos como o do artesanato”, afirmou o Prefeito Leonel Martins, finalizando que “hoje o artesanato faz parte da venda da nossa cidade, do nosso marketing”.