Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Artista SoniaRosa inaugura exposição “Paisagens Brincantes” no Garten

A artista visual joinvilense SoniaRosa abre a exposição “Paisagens Brincantes, Lugares por onde andei”, na Galeria de Arte do Garten Shopping. A mostra reúne 13 obras produzidas pela artista em 2021 e pode ser visitada gratuitamente até o dia 14 de novembro.

Com curadoria do produtor cultural Luciano Itaqui, Paisagens Brincantes é uma exposição onde SoniaRosa mostra todo seu potencial artístico trabalhando na sua já reconhecida poética de brincadeiras infantis. Nessa nova individual apresenta lugares por onde passou. Todas as obras são em acrílica com interferências de pequenas peças de brinquedos inseridas e todas as telas são preparadas com leves texturas antes de receber a tinta. Os esboços na tela são mínimos, quase tudo é feito somente com pincel.

A pesquisa que a artista apresenta em suas obras é trabalhada desde 2002, quando começou a perceber que os brinquedos e brincadeiras antigas perdiam espaço para as novas tecnologias. Em Paisagens Brincantes representa árvores que registrou em fotografias em suas viagens e passeios, Sonia sempre teve grande fascínio e admiração pelas árvores, desde adolescente fotografa e vai registrando tudo com muito carinho.

As obras da exposição foram selecionadas pela artista a partir de fotografias registradas por ela dos 90 até 2021, o destaque das obras são os grafismos e as interferências que são sua marca registrada, as cores de SoniaRosa sempre se destacam, as tintas e pincéis que utiliza para a criação das obras geralmente são trazidos de suas viagens a Europa, aumentando ainda mais a qualidade de seus trabalhos, a artista nunca usa a tinta como ela vem de fábrica, ela sempre mistura e cria as suas próprios tons, às vezes misturando até cinco cores em seus estudos.

Na exposição estarão paisagens de Santa Catarina mostrando Joinville, Penha, Florianópolis e Campo Alegre e também paisagens européias como Mosteiro São Jerônimo em Lisboa, Portugal. Todas as obras estão disponíveis para venda.

Para uma visitação segura o Garten Shopping está seguindo todas as normas de segurança vigentes.

Sobre a artista

Artista visual, professora, curadora e restauradora de objetos artísticos, SoniaRosa nasceu e vive em Joinville. Trabalha com Arte há mais de 50 anos. Concluiu em torno de 25 cursos e oficinas com conteúdo referente à História da Arte, curadoria, montagem de exposição, materiais e técnicas artísticas. Participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, como 32ª, 33ª, 41ª, 42ª e 43ª Coletivas de Artistas de Joinville, Salão Elke Hering. Algumas de suas exposições: Retratos Brincados; Arte Brincada; A Cor da Memória; Brincalhotices; Era Vidro e Se Quebrou; Eu Tinha Um Igualzinho à Este; A Criança e o Artista; participou da CowParede com BrinCowlhotice.

Idealizou e realizou projetos como: AAPLAJ no Circuito Catarinense I e II, com as exposições Conjunto-Detalhe e Do Conceito e da Afeição; Memórias de Moças Bem- Comportadas I, II, III; Pela Escola Afora com livro autobiográfico Brincalhotices.

Coordena atualmente o projeto de exposições itinerantes, Conexões FAAPSC. Foi selecionada com dois trabalhos na SAATCH Gallery em Londres, em 2013. Realizou mais de 10 curadorias, venceu concursos de Arte e ministrou por 10 anos oficinas de desenho e pintura, e o curso “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro”, com exclusividade em Santa Catarina.

Atuou como presidente, secretária, tesoureira e hoje diretora de eventos da AAPLAJ.Foi presidente da FAAPSC, Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina, gestão 2019-2021, onde já atuou como vice-tesoureira, vice-presidente e conselheira, hoje novamente, atua no conselho.

Há 20 anos sua poética remete à infância, à memória e ao brincar, representados em pinturas, objetos, instalações confeccionadas com de brinquedos brincados e acumulados no Ateliê SoniaRosa.

Agende-se:

Exposição Paisagens Brincantes, Lugares por onde Andei, da Artista Visual SoniaRosa, com Curadoria de Luciano Itaqui.

Galeria de Arte do Garten Shopping, sala em frente a Loja C&A,  visitação gratuita até dia 14 de novembro.

Garten Shopping, Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro

Posts Relacionados

MULTIFelicidade é a essência da nova campanha institucional do MULTI Open Shopping

Diário da Cidade

De Blumenau, Romulo Carvalho lança EP de estreia e novo clipe

Diário da Cidade

Lulu Santos lança livro para comemorar 40 anos de carreira com venda exclusiva no Magalu

Diário da Cidade

Vitor Kley lança versão acústica de “O Amor Machuca Demais”

Conhecimento, filme de Luciano Lagares com narração de Anielle Franco participa do Festival de Cinema de Camboriú

Obra de arte inédita em forma de presépio celebra o Natal no Brava Mall

Banda catarinense I See You lança o EP “Wake Up, Monster!”

Vino! Inaugura seu mais novo Wine Bar no Square SC em Floripa

Trussardi apresenta a tradição italiana na coleção de Beachwear

Diário da Cidade

Mercado focado em saúde e bem-estar ganha clínica odontológica e estética com tecnologia de ponta em Balneário Camboriú

Banda Municipal apresenta-se nesta quinta-feira no estacionamento da Prefeitura

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar ganha trecho com mais infraestrutura e belezas naturais

Sodiê traz 3 bolos para adoçar as festas de fim de ano

Diário da Cidade

Papai Noel de Canela vai fazer rapel na FG Big Wheel

Wesley Safadão entrega tudo e mais um pouco em turnê pelos Estados Unidos

Diário da Cidade

Apresentações artísticas com músicos da região reforçam clima de Natal no Itajaí Shopping

Fresno e Lulu Santos se unem no clipe de “Já Faz Tanto Tempo”

Diário da Cidade

Indianara Jung promete ‘arrepiar’ na Sexy de dezembro

Fort Atacadista patrocina a campanha ‘Árvore do Bem’

Por que o autismo em meninas é menos comum?