Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Artista SoniaRosa inaugura exposição “Paisagens Brincantes” no Garten

A artista visual joinvilense SoniaRosa abre a exposição “Paisagens Brincantes, Lugares por onde andei”, na Galeria de Arte do Garten Shopping. A mostra reúne 13 obras produzidas pela artista em 2021 e pode ser visitada gratuitamente até o dia 14 de novembro.

Com curadoria do produtor cultural Luciano Itaqui, Paisagens Brincantes é uma exposição onde SoniaRosa mostra todo seu potencial artístico trabalhando na sua já reconhecida poética de brincadeiras infantis. Nessa nova individual apresenta lugares por onde passou. Todas as obras são em acrílica com interferências de pequenas peças de brinquedos inseridas e todas as telas são preparadas com leves texturas antes de receber a tinta. Os esboços na tela são mínimos, quase tudo é feito somente com pincel.

A pesquisa que a artista apresenta em suas obras é trabalhada desde 2002, quando começou a perceber que os brinquedos e brincadeiras antigas perdiam espaço para as novas tecnologias. Em Paisagens Brincantes representa árvores que registrou em fotografias em suas viagens e passeios, Sonia sempre teve grande fascínio e admiração pelas árvores, desde adolescente fotografa e vai registrando tudo com muito carinho.

As obras da exposição foram selecionadas pela artista a partir de fotografias registradas por ela dos 90 até 2021, o destaque das obras são os grafismos e as interferências que são sua marca registrada, as cores de SoniaRosa sempre se destacam, as tintas e pincéis que utiliza para a criação das obras geralmente são trazidos de suas viagens a Europa, aumentando ainda mais a qualidade de seus trabalhos, a artista nunca usa a tinta como ela vem de fábrica, ela sempre mistura e cria as suas próprios tons, às vezes misturando até cinco cores em seus estudos.

Na exposição estarão paisagens de Santa Catarina mostrando Joinville, Penha, Florianópolis e Campo Alegre e também paisagens européias como Mosteiro São Jerônimo em Lisboa, Portugal. Todas as obras estão disponíveis para venda.

Para uma visitação segura o Garten Shopping está seguindo todas as normas de segurança vigentes.

Sobre a artista

Artista visual, professora, curadora e restauradora de objetos artísticos, SoniaRosa nasceu e vive em Joinville. Trabalha com Arte há mais de 50 anos. Concluiu em torno de 25 cursos e oficinas com conteúdo referente à História da Arte, curadoria, montagem de exposição, materiais e técnicas artísticas. Participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, como 32ª, 33ª, 41ª, 42ª e 43ª Coletivas de Artistas de Joinville, Salão Elke Hering. Algumas de suas exposições: Retratos Brincados; Arte Brincada; A Cor da Memória; Brincalhotices; Era Vidro e Se Quebrou; Eu Tinha Um Igualzinho à Este; A Criança e o Artista; participou da CowParede com BrinCowlhotice.

Idealizou e realizou projetos como: AAPLAJ no Circuito Catarinense I e II, com as exposições Conjunto-Detalhe e Do Conceito e da Afeição; Memórias de Moças Bem- Comportadas I, II, III; Pela Escola Afora com livro autobiográfico Brincalhotices.

Coordena atualmente o projeto de exposições itinerantes, Conexões FAAPSC. Foi selecionada com dois trabalhos na SAATCH Gallery em Londres, em 2013. Realizou mais de 10 curadorias, venceu concursos de Arte e ministrou por 10 anos oficinas de desenho e pintura, e o curso “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro”, com exclusividade em Santa Catarina.

Atuou como presidente, secretária, tesoureira e hoje diretora de eventos da AAPLAJ.Foi presidente da FAAPSC, Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina, gestão 2019-2021, onde já atuou como vice-tesoureira, vice-presidente e conselheira, hoje novamente, atua no conselho.

Há 20 anos sua poética remete à infância, à memória e ao brincar, representados em pinturas, objetos, instalações confeccionadas com de brinquedos brincados e acumulados no Ateliê SoniaRosa.

Agende-se:

Exposição Paisagens Brincantes, Lugares por onde Andei, da Artista Visual SoniaRosa, com Curadoria de Luciano Itaqui.

Galeria de Arte do Garten Shopping, sala em frente a Loja C&A,  visitação gratuita até dia 14 de novembro.

Garten Shopping, Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados