Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Asma x Covid-19: Entenda a relação entre a doença respiratória e o novo coronavírus

Santa Catarina registra 6.696 casos confirmados de COVID-19

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com a asma, doença respiratória crônica que mata até cinco pessoas diariamente no Brasil. Com o novo coronavírus, pacientes portadores de enfermidades pulmonares, como a asma, se tornam grupo de risco para a doença. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado neste domingo, 24, Santa Catarina registra 6.696 casos confirmados de COVID-19 e 105 óbitos, sendo 15 mortes em Joinville.

Pacientes com asma têm maior risco de desenvolver complicações caso sejam infectados pelo novo coronavírus, alerta Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem Laboratório , que integra a Dasa – líder em medicina diagnóstica no Brasil. “Em casos mais graves, o vírus pode provocar uma reação inflamatória no pulmão, o que pode ser fatal, especialmente para pessoas portadoras da asma. Vale ressaltar que a asma é uma doença que pode se iniciar em qualquer faixa etária, não só em crianças, e portanto, todos os pacientes devem procurar um especialista para avaliar o seu quadro de saúde caso apresentem falta de ar, tosse persistente e sensação de chio no peito.”, explica Myrna.

Outro ponto de atenção é que as doenças respiratórias têm seu pico de incidência no inverno, e com isso há aumento da procura pelos serviços de saúde. “Os pacientes com asma preferencialmente devem ter os remédios prescritos para a prevenção e tratamento de crises em suas residências para que, em casos leves, não necessitem sair de casa. Para casos moderados e severos, mesmo em tempos de pandemia, é recomendável que o paciente procure atendimento médico.”, acrescenta. A fata de ar é o principal sintoma, e o mais grave, nas crises de asma. Segundo a doutora, a COVID-19 também pode apresentar a falta de ar, o que exige, portanto, para realizar o diagnóstico diferencial em asmáticos, a observação de outros sinais como dores pelo corpo, cefaleia e febre, incomuns em crises asmáticas. Por ser uma doença crônica, a asma pode deixar o paciente mais vulnerável infecções secundárias a uma crise. Essas infecções podem ser causadas por bactérias (pneumonia bacteriana) ou por vírus, inclusive o novo coronavírus.

Myrna ressalta que a imunização contra outras doenças respiratórias é importante neste período, sobretudo com a proximidade do inverno. “Os portadores da asma também devem se vacinar o quanto antes contra o pneumococo e o influenza (gripe). Dessa forma, o paciente se prepara para o inverno, período mais crítico para a asma, além de reduz a chance de infecções e a necessidade de procurar os serviços de saúde, reduzindo assim o risco de contagio pelo novo coronavírus”, explica.

Além de continuar com os tratamentos receitados pelo médico, o paciente asmático deve seguir todas as medidas de proteção como usar máscaras, lavar as mãos e, principalmente, ficar em casa se for possível. As medidas ambientais de combate as crises, reduzir poeira e ácaros, pelos de animais e outros alérgenos (alimentares e inalantes) também contribuem para a redução de crises.

SOBRE O GHANEM

O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem. O laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

Posts Relacionados

Professor cria ação solidária para ajudar alunos da rede pública no Enem

diariodacidade

Nos 40 anos sem Vinicius de Moraes, obra do “Poetinha” é revisitada em três lives

diariodacidade

Prêmio Catarinense de Cinema 2020: inscrições abrem na segunda-feira

diariodacidade

Como frequentar a praia com segurança após a flexibilização da quarentena

diariodacidade

A era da selfie: preocupação com sorriso aumenta para sair “bem” na foto

diariodacidade

“Uber da lavagem” inicia operação em Balneário Camboriú

diariodacidade

Da vaquinha virtual à NASA Conheça a jovem que precisou de doações para estudar no exterior

diariodacidade

Decanter promove curso com degustação online de vinhos

diariodacidade

Dia de Combate à Homofobia: Especialista destaca conduta, crime e pena

diariodacidade

Karsten lança toalha com tecnologia pioneira Antimicrobiana

diariodacidade

Livro transforma poesia num mosaico de sentimentos

diariodacidade

Cuidados com as crianças na internet em meio ao coronavírus

diariodacidade

Zabot e Serginho Moah (ex-Papas da Língua) lançam versão acústica para hit “Que Dia”

diariodacidade

Live orienta quem sonha em estudar no exterior

diariodacidade

Cervejaria Dádiva completa seis anos e comemora com o lançamento da Belgian Specialty Dádiva VI

diariodacidade

MULTI, único open shopping do Sul da Ilha de SC, segue aberto ao público

diariodacidade

Fun Museu lança música tema e videoclipe com produção artística local

diariodacidade

Vuon Card sorteia R$ 3.000 para cliente do Fort Atacadista em Palhoça

diariodacidade

Itajaí Shopping terá descontos de até 70% na Grande Queima de Inverno

diariodacidade

Rapper catarinense WARLLOCK reflete sobre solidão em faixa trap “Cinzas Pela Janela”

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: