Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Atendimento aos pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço é referência em SC, mas pode avançar

A comissão da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) recebeu uma comitiva multiprofissional da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) em debate realizado nesta quarta-feira (6) no plenarinho do Legislativo catarinense. Na oportunidade, os representantes da ACBG Brasil tiveram a oportunidade de expor o atual cenário de enfrentamento ao câncer de cabeça e pescoço em Santa Catarina e ganharam apoio dos parlamentares à causa.

O debate foi liderado pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Neodi Saretta (PT), com as participações presenciais da deputada Ada de Luca (MDB) e dos deputados Valdir Cobalchini (MDB) e Nilson Berlanda (PL), e virtual, do deputado Vicente Caropreso (PSDB). O encontro foi promovido a partir da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço em alusão ao Julho Verde, o mês de prevenção à doença, numa iniciativa da ACBG Brasil.

A assessora jurídica da ACBG Brasil, Ana Paula Guedes Werlang, fez a apresentação da ACBG Brasil, entidade sediada em Florianópolis e que tem a missão de “dar voz a quem não tem”. Guedes ainda destacou que o Câncer de Cabeça e Pescoço ocupa a terceira posição no ranking de casos oncológicos, de acordo com dados no Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Com atuação no Planalto Norte catarinense, o cirurgião de Cabeça e Pescoço Aloysio Enck participou da audiência de forma virtual e destacou um dos pilares do combate ao câncer de cabeça e pescoço, a necessidade do diagnóstico precoce. “Quando mais precoce o diagnóstico, menos morbidade e mais fácil é o tratamento do paciente”, pontuou. O médico especialista também ressaltou o trabalho realizado em Santa Catarina, mas salientou a necessidade de evoluir para garantir um atendimento efetivo aos pacientes. “Santa Catarina é o estado pioneiro na reabilitação fonatória, mas tem muita coisa a melhorar”, explicou.

Segundo Enck, é necessário conscientizar a população sobre os cuidados e os fatores de risco da doença e educar o profissional de saúde de atenção básica para fazer o encaminhamento mais brevê do paciente, além de avançar na vacinação contra o HPV (papilomavírus) e aprimorar o tempo do paciente à reabilitação.  “O Estado já está muito na frente, mas temos muito a melhorar ainda. Não podemos ficar inertes”, completou.

Na sequência, a comissão assistiu ao depoimento em vídeo de um paciente que removeu as cordas vocais devido a um câncer na garganta e atualmente utiliza uma prótese fonatória para voltar a se comunicar.  “Hoje, eu agradeço muito a atenção dos profissionais de saúde na reabilitação. A minha vida mudou muito e mudou para melhorar graças aos médicos que me convenceram a operar. Já estou dando até discurso. Tem muita gente que pensa que eu não falava mais ou que não iriam entender. Só não consigo cantar, o resto eu faço tudo”, disse.

A fonoaudióloga Giovana Menegotto contou a sua experiência pessoal, de descoberta de um nódulo que a obrigou a remover a tireóide. Mesma alertada por um médico amigo e com histórico familiar, Giovana levou cerca de 10 anos para fazer uma ultrassonografia que encontrou um micro carcinoma.  “Ficou a cicatriz, mas esse é um momento que me deixa muito feliz porque de alguma forma alguém que está escutando vai pensar, que sorte. Mas a lição é: não conte com a sorte, conte com a prevenção”, ensina.

A cirurgiã-dentista e especialista em prótese bucomaxilofacial Cleumara Kosmann explicou sua atuação junto aos pacientes de câncer de cabeça e pescoço. “Reabilito pacientes com grandes perdas de cabeça, a maioria por câncer. As mutilações, a gente trata como sequela. Funcionalmente é bastante complicado e psicologicamente também”, resumiu.

  Kosmann também relatou a necessidade de instalação de um centro de reabilitação em Santa Catarina com atuação multiprofissional. “O tratamento só é completo se o paciente for reabilitado. Costumo dizer ao paciente que (a doença) vai passar, mas é um casamento (com o profissional de saúde), pois a prótese vai precisar de manutenção”, salientou.

A fonoaudióloga Lauanda Barbosa dos Santos relatou o papel do profissional de fonoaudiologia no tratamento dos pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço. “O fonoaudiólogo vai promover a reabilitação de voz e de deglutição porque as estruturas foram afetadas pelo câncer. Desde o primeiro momento já podemos atuar na orientação pré-cirúrgica, porque o diagnóstico é difícil e pode assustar o paciente. Depois vem a avaliação da cirurgia e o acompanhamento pós-cirurgia”, explicou.

Por fim, a comitiva da ABCG Brasil solicitou o andamento do projeto de lei complementar que institui o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Protocolado em 2021, o projeto estacionou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Alesc, que verifica a constitucionalidade da iniciativa. “Gostaríamos de um olhar sensível dos deputados da CCJ. É constitucional ou não? Se existe alguma deficiência, a entidade quer ouvir pra construir um caminho, uma alternativa”, sugeriu Ana Paula Guedes.

O deputado Neodi Saretta (PT) se comprometeu a oficiar a CCJ em busca de informações sobre o projeto do Fundo de Combate ao Câncer, mas o deputado Valdir Cobalchini (MDB), integrante da mesma CCJ, se prontificou a verificar pessoalmente o que houve com o projeto “para que possa tramitar de forma célere porque a causa é muito nobre”.

SAIBA MAIS

A ACBG Brasil é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, habilitada como OSCIP que trabalha em prol dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, e seus familiares em todo o Brasil. Acesse o site da ACBG Brasil e conheça nossas formas de atuação.

Acompanhe também a ACBG Brasil nas redes sociais:

Instagram – @acbgbrasil

Facebook – @acbgbrasil

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril