Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Ateus elaboram manual que ensina alunos a confrontarem a religião nas escolas

A lei escocesa exige que as escolas públicas do país abram espaço para seis aulas religiosas por ano — sendo que alguns diretores podem escolher abrir ainda mais sessões.

Para confrontar a ação, representantes da Sociedade Humanista da Escócia (HSS, na sigla em inglês) estão fornecendo um manual para os pais que se opõem à influência religiosa nas escolas.

A organização desenvolveu dois materiais diferentes: o “Guia Para Pais Não-religiosos” e o “Guia Para Jovens Não-religiosos”. Os livros orientam os pais e jovens a optarem por não fazer parte da aula religiosa — um recurso que já é aplicado pelas escolas — e a fazerem denúncias, caso os alunos sintam que seus direitos não foram respeitados.

De acordo com a HSS, o objetivo dos manuais é ajudar a “capacitar os dois terços de jovens não-religiosos da Escócia”. “Muitas pessoas em toda a Escócia se sentem desconfortáveis em relação ao conteúdo religioso no sistema escolar, mas não conhecem seus direitos legais”, disse ao site Christian Today a diretora de comunicações da organização, Gary McLelland.

McLelland revelou que a HSS pretende substituir as aulas religiosas por uma atividade mais abrangente, como a filosofia. “Até lá, vamos nos certificar de que todos os pais e jovens estão conscientes dos seus direitos”, disse ela.

Os líderes do Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) indicaram que não pretendem mudar as leis que permitem a prática religiosa nas escolas.

O sistema de educação da Escócia é descentralizado, permitindo uma variedade de estilos dentro das sessões religiosas. Segundo o Christian Today, nas escolas urbanas, as aulas tendem a ser menos religiosas, contando com “mensagens de reflexão” levadas por sacerdotes cristãos. Já nas áreas rurais, as sessões são tradicionalmente presbiterianas, executadas por ministros da igreja escocesa.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet