Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Atletas do IGM iniciam tratamento ortodôntico em Santos

Atletas do IGM iniciam tratamento ortodôntico em Santos

AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO SORRISO SAUDÁVEL, FUTURO CAMPEÃO, DESENVOLVIDO PELO INSTITUTO HORLIANA, PARCEIRO DO PROJETO

Criado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surf para formar novos talentos da modalidade, o Instituto Gabriel Medina (IGM) tem a sua sede na Praia de Maresias, em São Sebastião, onde o ídolo do esporte mora, mas conta com uma relação muito próxima com Santos. Alguns dos profissionais que atuam no projeto são da cidade da Baixada Santista, incluindo, o renomado cirurgião dentista Ricardo Horliana, responsável por toda área de saúde bucal dos atletas.

Nesta quinta-feira (19), parte dos jovens que atuam no IGM estará em Santos, para uma nova e importante fase do projeto Sorriso Saudável, Futuro Campeão, comandado por Horliana, que tem como objetivo a promoção da saúde bucal, a prevenção e garantir melhor rendimento e performance esportiva.

Os atletas selecionados conforme os critérios de avaliações (incluindo a correta higiene bucal) estarão na Clínica Santo Sorriso, parceira do Instituto Horliana, para a instalação dos aparelhos fixos estéticos (Safira-Morelli Ortodontia), sendo que alguns farão exames radiográficos. Além do tratamento ortodôntico, terão uma nova etapa de aprendizado para manter a correta higiene bucal.

Os atletas permanecerão o dia em Santos e também aproveitarão a viagem para conhecer atrações da Cidade, como o Aquário Municipal e o Memorial das Conquistas, do Santos FC, na Vila Belmiro. Entre eles, estará Sophia Medina, irmã de Gabriel Medina, com atendimento agendado para a parte da manhã. A presidente do IGM, Simone Medina, acompanhará a primeira turma beneficiada com o tratamento.

Segundo o cirurgião-dentista Ricardo Horliana, a saúde bucal adequada está intrinsicamente ligada ao melhor rendimento físico possível. Ele explica que um foco de infecção fará com que o corpo mobilize recursos para poder combater ou, pelo menos, controlar aquela anormalidade, deixando outras partes vulneráveis, suscetíveis a lesões, fadigas.

“Com a boca saudável, o corpo do atleta estará focado para o rendimento que ele deseja”, relata. “Uma infecção pode trazer dores, desconfortos, que podem ser fatores determinantes para diminuir a vontade de fazer as atividades”, exemplifica.

Outro fator importante para a performance está ligado à mordida. A cabeça sofre interferência de como os dentes se relacionam. Se os arcos dentários não se encaixam corretamente, a cabeça pode mudar a posição em relação a coluna cervical e isso interfere diretamente no equilíbrio e postura corporal”, explica, lembrando que a cabeça pesa, em média, seis quilos e, fora de posição, faz com que o corpo tenha de se adaptar à nova posição.

“Uma boa postura impacta no rendimento motor do corpo. Faz com que seu rendimento seja superior. Costumo dizer assim: Se um atleta tem um bom rendimento e ainda assim tem um problema de mordida, pode melhorar sua performance, corrigindo isso”, fala Horliana, explicando a importância do uso do aparelho ortodôntico.

Vale ressaltar que um dos atletas que não necessita do aparelho, fará o clareamento dentário, sob responsabilidade do cirurgião dentista Wagner Nascimento, da Quallis Odontologia, parceira do Instituto Horliana, nas ações de saúde bucal no IGM. Também colaboram diretamente a clínica Santo Sorriso, especializada em ortodontia e ortopedia facial, com o próprio Horliana responsável técnico, a Morelli Ortodontia, fabricante dos aparelhos, a Uniero Radiologia, para a realização dos exames necessários, e o Caiçara Restaurante, onde os atletas almoçarão.

O IGM – Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017 e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O projeto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft. Os atletas treinam no contraturno da escola e também ganham uniformes, alimentação, apoio nos campeonatos e atendimento médico (inclusive fisioterápico) e odontológico.

PROGRAMAÇÃO – O início dos tratamentos nesta quinta-feira (19) está marcado para 9 horas para o grupo que será atendido na parte da manhã na Clínica Santo Sorriso (a outra metade segue para o Aquário e depois Memorial das Conquistas). O almoço está previsto para 13h com o reinício dos atendimentos às 14h30.

ENDEREÇO – A Clínica Santo Sorriso fica na Av. Ana Costa, 484 cj. 502, no bairro do Gonzaga.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior