Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Atriz com deficiência auditiva incentiva debate após redação do Enem

Atriz com deficiência auditiva incentiva debate após redação do Enem

Entidades de todo o país, que apoiam deficientes auditivos, comemoraram a escolha da surdez como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Na prova deste último domingo (5), os candidatos de todo o país tiveram de dissertar sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A expectativa é que as barreiras enfrentadas por deficientes auditivos no país entrem no debate nacional – e elas não são poucas, a começar pela “invisibilidade” do problema.

A atriz Maria Otávia Cordazzo, que vive a personagem Lulu na novela ‘Tempo de Amar’, da rede Globo, revela que entende o despreparo da população em geral para escrever sobre o tema. “A surdez é uma é uma deficiência escondida, muitas pessoas não compreendem o que se passa na vida de um deficiente auditivo pois o problema não é debatido na sociedade. É preciso ensinar as pessoas”, diz.

Fazer o próprio Enem talvez nem seja o principal problema para os deficientes auditivos. As dificuldades no ensino fazem o surdo ter menos conteúdo que os demais. “Infelizmente o surdo não tem tido muita oportunidade de chegar ao ensino superior. Ele tem muita dificuldade de concluir os estudos”, revela Maria Otávia.

O estudante Bernardo Lucas Piñon de Manfredi, de 20 anos, tem surdez severa bilateral (nos dois ouvidos) e foi um dos 77 alunos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Ele foi aprovado em 2º lugar na PUC-Rio, no curso de filosofia, e em 1º lugar em história na UFRJ. Mas, em nenhuma delas, teve os recursos necessários para acompanhar as aulas. Precisou interromper os cursos e prestar novamente o Enem neste ano. O caso de Bernardo é uma prova que a acessibilidade aos surdos precisa ser revista no país.

Maria Otávia concluiu o curso superior em Gastronomia na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú – SC. Por conta de fortes antibióticos que tomou ao nascer prematura, a atriz passou por um exame de audiometria que apontou perda severa bilateral, sendo 85 decibéis no ouvido esquerdo e 65 decibéis no ouvido direito. “Ouvir através de aparelhos é diferente de ser um ouvinte natural, a voz é mecanizada”, comenta. Oralizada, a atriz revela que sempre encontrou bons profissionais na educação e atualmente comemora seu contrato com a Rede Globo.

 

Surdez nas artes

Nesta semana, a estrela mirim da série “Stranger things”, da Netflix, a atriz Millie Bobby Brown contou que nasceu com problema de audição e atualmente a faz ser parcialmente surda.

Outro famoso que é surdo unilateral é o ator americano Rob Lowe. A vencedora do Oscar Halle Berry perdeu 80% da audição, do ouvido esquerdo, após ser vítima de violência doméstica. O famoso cantor Bono Vox também não tem 100% da audição. Mas o músico surdo mais conhecido de todos os tempos é Ludwig van Beethoven.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH