Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Audi Q5 2018 chega mais eficiente e sofisticado – Confira nossas impressões ao dirigir

Audi Q5 2018 chega mais eficiente e sofisticado – Confira nossas impressões ao dirigir

audi-q5-2018-itajai
audi-q5-2018-itajai

Em sua segunda geração, o Audi Q5 2018 agora está oficialmente lançado no mercado brasileiro. O SUV médio da marca de luxo alemã chega em três versões basicamente, mas ainda terá uma opção exclusiva devidamente blindada. Com preços a partir de R$ 244.990, o utilitário esportivo vem com muito mais do que aparenta, totalmente reformulado e agora mais eficiente e tecnológico.

O Audi Q5 2018 apresenta, no entanto, algumas contradições, especialmente em estilo, já que se o visual ficou mais jovial e esportivo, ele tenta ao mesmo tempo passar uma outra impressão, a de economia. Não no sentido de custo, mas de eficiência. Visualmente, o SUV ganhou linhas mais fluídas, com vincos pronunciados e um equilíbrio melhor em relação ao anterior.

A frente vem com faróis – que podem ser de xênon ou full LED – com projetores duplos e LEDs diurnos, assim como uma nova assinatura visual da grade, a mesma empregada nos mais recentes SUVs da Audi. Ela tem um aspecto em preto brilhante, mas apenas na versão topo de linha Ambition, nas demais é cromada. Nesta grade, o logotipo Quattro não poderia faltar. O para-choque tem um aspecto mais aerodinâmico, mas não dispõe de faróis de neblina em nenhuma versão.

Um grande vinco lateral reforça as linhas do carro, especialmente na altura das rodas. Estas, por sinal, tem um belo aspecto e possuem medidas de acordo com a versão. Assim, a Attraction tem aro 18 polegadas, a Ambiente vem com 19 polegadas e, por fim, a Ambition com 20 polegadas, tendo ainda pneus 255/45 R20. As molduras laterais são pretas, mas na versão intermediária são cromadas. As maçanetas chamam atenção porque agora elas se erguem para abrir as portas. Abaixo das portas, as saias são pretas, mas prateadas na Ambiente.

Na traseira, o Audi Q5 2018 preserva o mesmo estilo anterior, assim como boa parte da carroceria. As lanternas foram redesenhadas e possuem assinatura completa em LED, mas continuam agregadas à tampa do porta-malas, que tem acionamento elétrico para abrir e fechar, também com o uso do pé. Este item só não existe na versão de entrada.

A vigia ficou mais envolvente e amplia a visibilidade. O para-choque, no entanto, mesmo com o novo conjunto ótico auxiliar com luz de ré e de neblina, não apresenta as – para alguns obrigatórias – saídas de escape cromadas. Há apenas um molde em cada lado, mas de fato a saída dos gases é feita por baixo do veículo sem cerimônia. A Audi diz que a ideia é de conscientização de eficiência energética, dando como exemplo os carros elétricos no futuro. De qualquer forma, não agradou.

No teto, uma abertura elétrica para um vidro amplo. As barras longitudinais no teto acompanham o aspecto mais esportivo do Audi Q5 Ambition 2018 sendo oferecidas em preto fosco. Uma antena em estilo barbatana fecha o pacote visual. No geral, o modelo ganhou um aspecto mais leve, jovial e esportivo, mas ainda assim mantém um ar sóbrio e bem elegante, apesar da ausência dos escapes cromados, que passam a impressão de redução de custo. Aí sim, nesse caso, de forma negativa.

Interior esportivo

Mas a Audi não poupou custos ao mudar o interior. O visual do anterior já estava bem pesado, mas agora no Audi Q5 2018, o ambiente ficou mais leve, versátil e sofisticado. A impressão – falsa, é verdade – é que os 50 kg perdidos pelo SUV com sua nova geração foram tirados do painel.

O volante tem raios bem estreitos e o inferior duplo é de alumínio, dando um ar mais esportivo ao modelo. O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas ajuda nessa função de deixar tudo mais “slim”. Como já visto, mapas em 3D u computador de bordo mesclados com instrumentação tradicional ou reduzida, dão ao condutor tudo que necessita. O acabamento metálico na parte central, estendido para as portas também agrada.

E resumo, o Audi Q5 2018 melhorou muito e será um bom rival para Jaguar F-Pace, Volvo XC60, Mercedes-Benz GLC e BMW X3. Lançado originalmente em 2008, o modelo vendeu até agora 1,6 milhão em todo o mundo, sendo 3,5 mil somente no Brasil desde 2009. O utilitário esportivo agora é feito em San Jose Chiapa, México, de onde chega sem IPI majorado ou imposto de importação. O primeiro lote já está nos 51 concessionários da Audi no país, mas lembrando que sem o Traffic Jam Assist e os outros itens desse pacote. Então, quem estiver interessado terá de esperar um pouco mais pela novidade.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina