Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Audiência Pública do Parque Inundável Multiuso será dia 17 de abril

Está marcada para o dia 17 de abril do corrente a Audiência Pública de apresentação do empreendimento Parque Inundável Multiuso na Bacia do Rio Camboriú. A audiência ocorrerá no Auditório do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Camboriú, na Rua Joaquim Garcia, às 19h.

O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Parque Inundável foi aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina no final de janeiro deste ano, publicado no Diário Oficial do Estado (DOESC), e está disponível ao acesso público on-line no site do IMA, da Emasa, da Prefeitura de Balneário Camboriú e no site Águas SC SIRHESC – página do Comitê Camboriú, e, fisicamente, na Emasa e na Secretaria de Articulação Governamental no Paço Municipal.

“O Parque Inundável Multiuso será uma realização esperada há anos pela sociedade de Balneário Camboriú e Camboriú e é de uma importância fundamental para a segurança hídrica de toda a nossa região. Ele contempla múltiplas ações conjuntas na proteção das águas que abastecem as duas cidades, além de regularizar a vazão do Rio Camboriú, e conter as cheias nas áreas ribeirinhas. O projeto contempla também a criação de um parque linear dedicado ao turismo e lazer integrado ao meio ambiente”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que será debatido em audiência pública apresenta de forma simplificada, os principais resultados referentes aos estudos dos projetos básico, executivo e ambientais para implantação do “Parque Inundável Multiuso na Bacia do Rio Camboriú”. O Estudo de Impacto Ambiental é uma ferramenta utilizada para obter informações sobre as modificações que um empreendimento de grande porte, ou atividades potencialmente poluidoras, podem causar aos diferentes meios físico, biótico e socioeconômicos de uma região. Por meio de um conjunto de estudos detalhados dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, de como eles serão afetados pelo empreendimento, e busca identificar o que é necessário fazer para diminuir ou compensar os impactos negativos, desenvolvendo ações de prevenção, mitigação e remediação ambiental.

Sobre o Parque Inundável

O Parque Inundável Multiuso é uma atividade passível de licenciamento ambiental, sendo definida como Barragem ou Reservatório Artificial de usos múltiplos que decorram de barramento ou represamento em cursos d’águas naturais, de grande porte sujeito a EIA/RIMA. Contempla os municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. Está em uma região que tem sofrido frequentemente com prejuízos ocasionados por inundações e, sazonalmente, com a falta de água, devido a períodos de escassez ou ainda devido a população flutuante no verão.

Foto: Divulgação

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros