Audiência Pública em Itajaí discute emprego para pessoas com deficiência

18

Audiência Pública em Itajaí discute emprego para pessoas com deficiência

Mais de cinco mil pessoas com deficiência aguardam por emprego na Região de Itajaí

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (Sedeer), por meio do Balcão de Empregos, é parceira na Audiência Pública sobre Pessoa com Deficiência (PCD) do Ministério Público do Trabalho. Mais de cem empresas de oito municípios da Região do Vale do Itajaí foram notificadas para a Audiência Pública, na próxima sexta-feira (13). O evento será a partir das 14h na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Vereador Abraão João Francisco, 3855.

As empresas devem cumprir com a cota estabelecida no art. 93 da Lei nº 8.213/91, para promover a inclusão de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitado no mercado de trabalho, mas não atendem a legislação. Em Itajaí, 59 empresas estão enquadradas na lei ao empregarem 2.122 pessoas com deficiência, no entanto a cota é de 4.422.

Na audiência, autoridades e representantes de entidades envolvidas vão falar sobre a necessidade do cumprimento da Lei e apresentar a relação de PCDs aptos a ingressar no mercado de trabalho. O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Ministério do Trabalho e Emprego, Capacit/Apae de Itajaí, Amor pra Down (unidades de Balneário Camboriú e Itajaí), Programa de Reabilitação Profissional do INSS de Itajaí, Balcão de Empregos da Prefeitura Municipal de Itajaí, Sine e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (COMADEFI).

Entre os parceiros do MPT-SC, três organizações desenvolvem trabalhos de capacitação, orientação e acompanhamento junto às empresas e pessoas com deficiência: Amor pra Down, Capacit da Apae e Programa de Reabilitação Profissional do INSS de Itajaí.

______________________
Informações Adicionais:
SEDEER
(47) 3246-1190