Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Autor Gabriel Sanpêra disponibiliza fotos de família que inspiraram o novo livro

Temática da obra traz consigo teor intimista e resgata memórias da infância do autor por meio das fotos

O jovem autor Gabriel Sanpêra lançou aos 23 anos de idade seu segundo livro, por meio de evento ao vivo com duração de uma hora e meia no canal do Youtube da Oríkì Editora, no último dia 27. A editora trabalha de forma independente com foco em publicações de produção literária negra e periférica, no intuito de dar visibilidade às identidades que são excluídas do mercado, além de visar pela qualidade do segmento.

“A ossada de um moleque” parte das fotos de família para ficcionalizar lembranças, reconstruir histórias e memórias. Experimentando as mais diversas formas e formatos, poeticamente proseando com o leitor, Sanpêra brinca de escrever muito a sério sua mensagem.

“Meu processo de criação envolveu um resgate de memórias e fotos antigas de minha avó que tinha como tradição fazer anotações atrás dos retratos. Meus contos nascem dessa inspiração nessas imagens e textos breves, no entanto, carregados de significados e representações de uma cultura”, conta o autor.

Gabriel Sanpêra prova, em seu segundo livro, que não está no mundo a passeio, e que tem uma missão e um sério compromisso com sua escrita.

No mesmo dia do lançamento, as fotos digitalizadas pelo autor ficaram disponíveis para o público no site da editora e podem ser consultadas via qrcode, inserido ao final e quarta capa do livro ou diretamente pelo site da Oríkì Editora: www.oriki.com.br/ossada

“A ossada de um moleque é sobre o ato estético-político de tomar posse da adversidade e, a partir dela, criar. É expressão de saberes que reatam o elo ancestral com a linha vibrante da vida”, explica Simone Ricco, Mestra em Letras/Literaturas Africanas,
Educadora Antirracista, Articuladora Cultural, Escritora e quem assina o texto de apresentação do livro.

 

Sobre o autor

Gabriel, tem 23 anos e nasceu em Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. Atualmente vive em São Paulo onde atua como escritor e roteirista. Eternizou seu bairro, Vista Alegre em Barra Mansa em seu primeiro livro; Fora da Cafua, que foi premiado e faz parte do acervo de literatura na Universidade de Buenos Aires.

Gabriel estuda Comunicação e Tecnologias e facilita processos de cocriação remota. É também autor do roteiro do curta Baldes, adaptado para o trabalho do diretor Thiago Rocha, também de Barra Mansa-RJ. Ele escreve e performa sobre si, sobre os seus, sobre o cotidiano de corpos que existem, amam, lutam, sorriem em diáspora.

 

Sobre o trabalho do autor

Seu primeiro trabalho, o livro de poemas “Fora da Cafua”, já apontava para uma linha literária cheia de identidade e reconhecimento. Um material que foi todo escrito no bloco de notas de um celular, por um jovem negro enquanto se movimentava entre sua casa e seu trabalho.

Com “Fora da Cafua”, Sanpêra revela a força da sua identidade e de suas memórias familiares, de suas raízes e da relação com sua cidade e o impacto dessa história na sua escrita.

O mais fascinante, segundo a escritora Jarid Arraes é “a sutileza das mudanças e das misturas. A musicalidade e a oralidade que se posicionam ombro-a-ombro com a construção poética de Gabriel.(…)

Escritores como Gabriel estão confortáveis em suas próprias estéticas. Estão seguros de suas referências. Problema seu se você não compreendeu, se o seu repertório é limitado. Há quantos séculos fazemos o movimento contrário?
A juventude negra, LGBT e periférica tem uma estética excelente para ensinar. Gabriel Sanpêra demonstrou possuir elementos. Que eles enriqueçam seu repertório também.”

Jarid Arraes é uma escritora cearense, cordelista e poeta brasileira, autora de quatro livros publicados e 60 títulos em cordel, premiada pela Biblioteca Nacional, APCA e seus livros figuram nas listas de melhores livros de diversos canais de relevância nacional.

 

Sobre a editora

Oríkì Editora é uma editora independente com foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial, que preza pela alta qualidade literária e editorial, fora de padrões hegemônicos, cujo objetivo é proporcionar uma experiência única de leitura.

Uma empresa conduzida por pessoas que acreditam que a literatura é uma das formas de expressão mais potentes que existe e cujo nome traz em si a marca desta potência.

 

Título: A Ossada de um moleque

Autor: Gabriel Sanpêra

Editora: Oríkì Editora

Apresentação de Simone Ricco.

Gênero: Contos/híbrido

Formato: 14x21cm

Páginas: 98

ISBN: 978-65-88649-01-5

 

Já em pré-venda pelo site: Oriki Editora

Preço de capa R$49,90

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú