Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Autoridade Portuária e Secretaria Municipal de Turismo reúnem-se para discutir sobre a maior temporada (2022/2023)

Membros da Autoridade Portuária e Secretaria Municipal de Turismo reúnem-se para discutir sobre a maior temporada (2022/2023), de transatlânticos em Itajaí.

Novo terminal de passageiros, Centreventos, será alfandegado e tem expectativa para receber mais de 110 mil passageiros na próxima temporada.

Nesta terça-feira, 10, aconteceu na sede da Autoridade Portuária de Itajaí, um importante encontro entre representantes da diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos da Prefeitura de Itajaí.

Em pauta, destaque para os preparativos gerais quanto a próxima temporada de cruzeiros marítimos (2022/2023), que irão atracar no porto público (berços 03 e 04), e também quanto a efetivação do alfandegamento do Centreventos (pavilhão central da Marejada), como local oficial e disponível para embarques e desembarques de passageiros.

O Píer de atracações turísticas, Guilherme Asseburg, localizado no centro de Itajaí, sempre foi útil para os trabalhos de receptivo de navios e passageiros, porém, nos últimos anos, os transatlânticos ficaram muito maiores, tanto nas proporções de tamanho das embarcações, como também no transporte de passageiros, alguns passando de mais de 5 mil pessoas a bordo.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, utilizar o espaço físico do Centreventos é crucial para as próximas temporadas de cruzeiros em Itajaí:

“Isso demonstra realmente uma equipe de governo, onde cada participante está disposto a executar, a sempre trabalhar um pouco mais, afim de priorizar o destino da cidade. O nosso atual píer de passageiros, em virtude do tamanho dos navios, se mostra insuficiente pela grande quantidade de pessoas. Nos últimos anos, viemos utilizando o Centreventos como apoio, mas é um processo que já passou pela ANTAQ, e agora pretendemos alfandegar, trazendo ainda mais comodidade e conforto para os passageiros, que irão embarcar ou desembarcar. Isso tudo, fomentando não somente a Atividade Portuária, mas principalmente o turismo na cidade”, destaca Fábio.

Durante o encontro, também foram apresentadas as plantas quanto aos espaços a serem ocupados nas dependências internas e externas do Centreventos, objetivando as respectivas separações de embarque e desembarque, entre outras frentes de trabalho no receptivo de passageiros.

Evandro Neiva Oliveira, Secretário Municipal de Turismo e Eventos, está otimista em relação as expectativas para a próxima temporada de cruzeiros em Itajaí, considerando desde então, a maior temporada de transatlânticos que irá ocorrer no município:

“Tivemos hoje a primeira reunião de muitas sobre a temporada de cruzeiros 2022/2023, observando que esta será a maior temporada que Itajaí irá receber, entre números de escalas e passageiros. Serão mais de 110 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito, que irão ocupar uma nova estrutura do Centreventos. Serão mais de 23 escalas, e a colaboração do Porto é essencial para que isso possa acontecer de uma maneira inédita, vamos entrar com um processo de alfandegamento de toda a área do Centreventos, para que toda a operação seja feita no local. O navio atracará no Porto de Itajaí, mas toda a operação será realizada no Centreventos, até então, nunca havia sido realizado algo dessa proporção na cidade, iremos embarcar entre novecentas e duas mil pessoas, por escala. Na próxima semana acontecerá o próximo encontro, com os órgãos intervenientes nesta parte de alfandegamento”, conclui Evandro.

No último mês de abril, a temporada de cruzeiros em Itajaí encerrou com um total de 13.133 passageiros que transitaram pelo município durante nove escalas dos navios Costa Diadema e Costa Fascinosa, que começaram em dezembro do ano passado. O impacto econômico na cidade com a vinda dos transatlânticos foi estimado em mais de R$ 4 milhões.

A próxima temporada de cruzeiros em Itajaí promete ser mais extensa, com navios da MSC e Costa realizando embarques e desembarques. O início está previsto para 10 de dezembro de 2022. As escalas serão prolongadas até fevereiro de 2023.

COVID-19

As escalas de transatlânticos no Porto de Itajaí seguem como padrão todos os processos de acompanhamento e controle em relação à pandemia (Covid-19), como vacinação obrigatória, teste pré-embarque e dentro do navio. Em todas as atracações durante a temporada 2021/2022, foram realizados monitoramentos das embarcações por parte da Anvisa e dos órgãos de Vigilância Epidemiológica estadual e municipal.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves