Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Autoridades municipais doam sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue

Na manhã desta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, autoridades do Município de Navegantes doaram sangue voluntariamente na unidade auxiliar do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc, localizado em Blumenau, para marcar a data. A iniciativa tem por intuito sensibilizar não doadores sobre a importância e grandeza desta ação voluntária, um ato de amor ao próximo, responsável por salvar muitas vidas diariamente.

Participaram da ação a presidente da Câmara Municipal de Navegantes, Adriana Macarini (PL), o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (DEM), o chefe de gabinete do prefeito, Ademir Campestrini, e os vereadores Gabriel dos Anjos (PSC) e Lú Bittencourt (PL), autores da Lei Municipal nº 3.534, que institui no calendário de eventos da cidade o mês “Junho Vermelho”.

O movimento “Junho Vermelho” surgiu no estado de São Paulo em 2015, por meio do movimento “Eu Dou Sangue” e passou a ser promovido em todo o país. A legislação municipal, aprovada este ano, estabelece a realização de campanhas de incentivo à doação de sangue, homenagens aos doadores e atividades relacionadas ao tema, como palestras, debates e publicações informativas pelos órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações e sociedade de modo geral.

Como é feita a doação e quem pode doar?

Muitas pessoas sabem da importância da doação de sangue, mas têm desconfiança, medo ou desconhecem como é feita a doação. É preciso esclarecer que o procedimento é totalmente seguro, realizado com materiais descartáveis. E, ainda, é preciso ressaltar que o doador estará assistido por uma equipe especializada para este fim.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas. Assim, não há risco de qualquer problema para o doador. A única recomendação é respeitar o intervalo entre as doações: homens devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra ou realizar, no máximo, 4 doações em um ano; mulheres devem esperar 90 dias para doarem sangue novamente ou realizar, no máximo, 3 doações no ano.

Requisitos para doar sangue

Segundo o Hemosc, para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. Recomenda-se estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia. E, ainda, é preciso levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818

Posts Relacionados

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares