Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Avantis disponibiliza coletores de medicamentos, óleo de cozinha e pilhas usadas

Avantis disponibiliza coletores de medicamentos, óleo de cozinha e pilhas usadas

A Faculdade Avantis acaba de lançar o projeto “Avantis Sustentável”, uma iniciativa dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, que disponibiliza coletores de medicamentos, pilhas usadas e óleo de cozinha, descartando-os ou promovendo sua reutilização de forma correta. Os receptores estão disponíveis no Bloco 3 da instituição (saúde), em Balneário Camboriú.

 Os óleos de cozinha e gorduras vegetais usados podem ser entregues em recipientes de plástico ou vidro. Uma empresa autorizada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) faz a coleta desse material, que passa por um processo de purificação e é reaproveitado em segmentos como a produção de ração animal.

A doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental e professora da Avantis, Angelica Cavalett, explica que o óleo de cozinha residual, proveniente de residências, indústrias e outros estabelecimentos, muitas vezes é despejado de forma incorreta, contaminando rios ou riachos, entupindo canos de pias e vasos sanitários, além de contribuir para danos no sistema de tratamento de esgoto. “Muitas pesquisas sugerem que ainda não existe uma forma de descarte ambientalmente adequada para o óleo de cozinha, dessa forma, alternativas para o reaproveitamento desse óleo são importantes para minimizar o efeito danoso desse resíduo no ambiente”, destaca Angelica.

Já no coletor de medicamentos podem ser descartados pílulas, comprimidos, pomadas, líquidos, sprays, dentre outros. Também são aceitas embalagens e bulas. Eles são encaminhados à destinação final seguindo orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e suas embalagens recicladas sempre que possível. A instituição ainda conta com um coletor de pilhas usadas.

Ecoponto

Inaugurado em 2017, a Avantis também disponibiliza o primeiro Ecoponto de Descartes de Lixo eletrônico de Balneário Camboriú. Com apoio da Faculdade, a iniciativa foi encabeçada pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC).

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira