Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Avião da EgyptAir cai no Mediterrâneo e não se descarta atentado

Um avião da EgyptAir que viajava de Paris ao Cairo caiu nesta quinta-feira perto de uma ilha grega com 66 pessoas a bordo, e as autoridades não descartam um possível ato terrorista.

A EgyptAir confirmou “a descoberta de destroços do voo MS804”, informando no Twitter que foram encontrados “coletes salva-vidas e pedaços de plástico” flutuando no mar perto da ilha grega de Kárpatos. Anteriormente as Forças Armadas gregas haviam anunciado a descoberta de destroços do Airbus A320 perto da ilha grega de Creta.

O voo MS804 desapareceu repentinamente dos radares na madrugada desta quinta-feira sem que o piloto tenha indicado nenhum problema e quando as condições do voo, que se aproximava da costa egípcia, eram excelentes.

Sempre mantendo a prudência, o ministro egípcio da Aviação Civil considerou que esta situação pode “levar a pensar que a probabilidade (…) de um ataque terrorista é mais alta que de uma falha técnica” para explicar seu desaparecimento.

“Mas não quero tirar conclusões precipitadas”, disse Chérif Fathy à AFP.

O presidente francês, François Hollande, declarou pouco antes que “não se descarta, nem se privilegia nenhuma hipótese”, falando de um acidente ou de um atentado terrorista.

A tripulação do Airbus A320 não enviou nenhuma mensagem de emergência, segundo as forças armadas egípcias e a aviação civil grega, o que sugeriria que ocorreu algo repentino.

“Não houve mensagem de emergência”

O voo MS804 levava 56 passageiros, incluindo uma criança e dois bebês, sete tripulantes e três agentes de segurança, indicou a companhia nacional egípcia.

Por nacionalidades, havia 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um canadense, um belga, um português, um argelino, um sudanês, um chadiano, um saudita e um kuwaitiano.

O avião decolou do aeroporto francês Paris-Charles de Gaulle pouco depois das 23h00 (18h00 de Brasília) e deveria ter pousado no Cairo às 03h05 (22h05 de Brasília).

A aeronave caiu em frente à costa da ilha de Kárpatos, situada entre Creta e Rodas, “quando estava no espaço aéreo egípcio”, afirmou à AFP uma fonte da aviação civil grega.

Depois de ter caído brutalmente dando dois giros, desapareceu dos radares por volta das 00h30 GMT (03h30 locais, 21h30 de Brasília)

Antes de cair o piloto não apontou nenhum problema aos controladores de tráfego aéreo gregos em sua última conversa. Inclusive estava “de bom humor e agradeceu aos seus interlocutores em grego”, segundo seu chefe, Constantin Litzerakos.

As forças armadas egípcias afirmaram que a tripulação não enviou nenhuma “mensagem de emergência”.

O Airbus caiu a 130 milhas náuticas da ilha de Kárpatos, quando acabava de entrar no espaço aéreo egípcio, segundo as autoridades gregas.

Os meios de comunicação da Grécia indicaram que um barco que navegava na zona teria visto uma bola de fogo no céu, uma informação que não foi confirmada oficialmente.

Novo teste para o Egito

Este desaparecimento ocorre em um contexto difícil no Egito, que enfrenta múltiplos desafios econômicos e de segurança.

O atentado contra um avião de turistas russos em 31 de outubro, que viajava do balneário de Sharm el-Sheikh a Moscou, deixando 224 mortos, contribuiu para a queda do turismo, um setor chave da economia do país.

Este ataque foi reivindicado pelo braço egípcio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que multiplica neste país os atentados e ataques, principalmente contra as forças de segurança.

No dia 29 de março um voo da EgyptAir que ia de Alexandria ao Cairo foi sequestrado e desviado ao Chipre por um homem “psicologicamente instável” que dizia querer se reunir com sua ex-mulher. O sequestrador se entregou depois de seis horas de negociações sem provocar vítimas.

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito