Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Avó publica livro com histórias sobre infância do neto com condição genética rara

Publicado pela Construtores de Memórias, “Os Diários de Luke Wygand”, de Lilia Monteiro, será lançado em uma live na internet, na próxima quarta-feira, dia 6 de maio

Avó publica livro com histórias sobre infância do neto com condição genética rara

Publicado pela Construtores de Memórias, “Os Diários de Luke Wygand”, de Lilia Monteiro, será lançado em uma live na internet, na próxima quarta-feira, dia 6 de maio

A escritora Lilia Monteiro lança oficialmente, na próxima quarta-feira, dia 6 de maio, o título “Os diários de Luke Wygand” (256 páginas). Baseado em fatos reais, a partir do cotidiano desafiador vivido pela família Wygand, o livro é o segundo da série em que a autora assume o ponto de vista do neto para narrar como deve ser crescer com uma condição genética rara. Publicado pela Construtores de Memórias, o novo trabalho será apresentado por meio de uma live, transmitida pelo perfil do livro no Instagram (para acompanhar, basta acessar @diariosdelukewygand).

Personagem central da obra, Luke é o único filho do casal de ex-triatletas Richard e Carol, moradores da cidade de Broomfield, no Colorado, EUA. Seu nascimento, no dia 6 de julho de 2016, no estado americano da Flórida, foi cercado de preocupação. Após 26 horas de trabalho de parto, o bebê foi transferido com urgência para uma UTI Neonatal, onde ficou internado para uma série de exames, testes, além de cirurgias arriscadas.

O diagnóstico conclusivo apontou para uma síndrome que compromete o desenvolvimento motor de Luke, denominada nemaline myopathy (miopatia nemalínica). Seu quadro é dos mais severos e, desde os primeiros dias, Luke luta diariamente para superar as adversidades provocadas pela falta de tônus muscular. Embora tenha apresentado progresso nos últimos anos, sobretudo pelo esforço dos pais em proporcionar os melhores tratamentos físicos conhecidos, ele tem dificuldade para movimentar braços, pernas e pescoço, necessita de cuidado permanente dos pais e conta com auxílio de aparelhos para respirar e se alimentar.

O livro “Os diários de Luke Wygand” foi concebido sob essa realidade complexa, que proporciona momentos de variadas sensações, com intervalos curtos entre picos de tensão, alívio, novos aprendizados e muito senso de gratidão. A narrativa de Lilia foge ao tom dramático comum às histórias de superação. Assim como no primeiro volume da série sobre o neto, intitulado “Os diários de um baby” (Oficina das Letras, 2017), a autora inspirou-se mais uma vez na maneira lúdica e amorosa que o jovem casal conduz a criação do filho, retratando os aprendizados que todos da família colhem a cada novo desafio (resumo no anexo do e-mail, arquivo intitulado “O despertar na UTI”). O resultado é um texto leve, criativo e sentimental.

“No princípio, pensei no livro como um conforto para minha filha Carol e seu marido. Na medida em que fui escrevendo, quis traduzir a admiração que tenho pela dedicação e zelo dela e os esforços do Richard para inventar soluções que deixam a vida do meu neto mais divertida”, comenta.

Prestes a completar 4 anos, Luke apresenta um ótimo desenvolvimento intelectual. Nas interações com familiares e amigos, reproduzidas no livro, Luke demonstra emoções e inteligência compatíveis com crianças até mais velhas do que ele. Em mais de um capítulo, a avó coruja deixa marcado o orgulho que sente pelas capacidades do neto. São momentos de diálogo entre os dois, em que ela compartilha ao neto a crença de que ainda o verá como cientista famoso.

“Luke nos surpreende diariamente com sua capacidade e vontade de aprender. Ele gosta de música em coreano, entende Português, Inglês e Espanhol, e conhece muitas palavras, transmitidas pelo talker (equipamento que converte toques do Luke em mensagens de áudio).

Como autora das duas únicas obras literárias sobre miopatia nemalínica no Brasil, outro propósito de Lilia é sensibilizar o máximo de pessoas sobre a importância de haver mais investimentos em políticas públicas e pesquisas científicas voltadas ao apoio de famílias que convivem com portadores de doenças raras.

“Acredito que Luke possa ser uma referência para pessoas em situação parecida, que precisam do mínimo de acesso a soluções que viabilizem uma melhor qualidade de vida. Mais do que isso, acho que o exemplo da família da minha filha pode inspirar a melhora de qualquer relação de afeto”, disse.

Na live de lançamento, a mediação será feita pelo co-fundador da Construtores de Memórias e editor do livro, o jornalista Marcone Tavella, que promoverá uma típica reunião familiar de quarentena entre a escritora, que mora atualmente em Blumenau, Santa Catarina, e os Wygand, direto de Broomfield.

“É uma honra ter contato tão próximo com essa história. Acredito que os leitores vão abraçar uma causa de amor, positiva, que irá refletir sobre a dimensão de suas próprias relações pessoais e os problemas mais complexos para darem mais valor à vida”, destaca Tavella.

Segundo o editor, não há fins lucrativos com a comercialização dos exemplares. O valor arrecadado, além de custear as despesas com o livro, irá apoiar causas que envolvam doenças raras. As vendas poderão ser feitas a partir do dia 7, pelo site www.diariosdelukewygand.com, pelo valor de R$ 39,90.

Sobre miopatia nemalínica

As miopatias congênitas formam um grupo amplo, embora raro, de doenças neuromusculares. A mais frequente das miopatias é a nemalínica, que representa 17% dos casos. Ainda assim, esta doença genética atinge um percentual pequeno, um a cada 57 mil nascidos. Não há cura, no momento, para a síndrome, assim como são poucas as conclusões dos cientistas sobre essa ocorrência nos genes, o que deixa os pais e as famílias desamparadas de um apoio eficaz para lidarem com a questão.

Uma biópsia do músculo de uma pessoa com MN (miopatia nemalíca) mostra bastões lineares atípicos em meio às células musculares. Pessoas com MN normalmente experimentam desenvolvimento motor atrasado e fraqueza nos músculos dos braços, pernas, tronco, pescoço e rosto. Como visto pelo exemplo do Luke, a condição genética não afeta o intelecto e as emoções. O paciente pode ter um desenvolvimento cognitivo saudável e estabelecer boa comunicação, se estimulado.

Os tratamentos existentes restringem-se ao estímulo do desenvolvimento motor, da comunicação e no aumento da expectativa de vida do paciente. As opções de terapias variam entre ventilação noturna, tubo alimentar, fisioterapia, fonoaudiologia, atividade física, além do uso contínuo de antibióticos, uma vez que infecções pulmonares são frequentes.

Tão raro quanto pesquisas sobre miopatia nemalínica no Brasil são livros sobre a doença. No país, há apenas publicações sobre pesquisas científicas e, ainda assim, poucos exemplares disponíveis ao público. Até o lançamento de “Os diários de um baby”, da mesma Lilia Monteiro, não havia um título que mostrasse como pais podem lidar com situações envolvendo o diagnóstico de miopatia nemalínica em seus filhos, por exemplo.

Os principais laboratórios de pesquisa em genética com publicações sobre as miopatias estão em Boston, nos Estados Unidos, na Finlândia e na Austrália. No Brasil, os dois centros que investigam doenças neuromusculares estão situados na capital paulista, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ligada ao Hospital São Paulo, e no Instituto Central do Hospital das Clínicas, da USP (Universidade de São Paulo).

Sobre a autora

Lilia Monteiro graduou-se em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina (Furb). Possui especialização em Metodologia de Trabalho com Crianças e Adolescentes e mestrado em Desenvolvimento Regional. Exerceu o cargo de Assistente Social no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, até ingressar no Poder Judiciário de Santa Catarina. Em 2017, lançou o livro “Diários de um baby”, pela editora Oficina das Letras, edição que foi traduzida para a Língua Inglesa. A autora é natural de Niterói-RJ, mas mudou-se para o Sul há mais de 20 anos. Morou em Curitiba-PR, onde casou-se e teve três filhos e, atualmente, vive em Blumenau-SC.

Sobre a Construtores de Memórias

Com sede em Florianópolis e atuação em todo país, a Construtores de Memórias é uma agência de narrativas especializada em produções biográficas e institucionais. Além de produções próprias, a marca presta serviços editoriais para publicação de obras de autores independentes.

Mais informações em www.construtoresdememorias.com.br. No Instagram, o perfil da empresa é o @construtoresdememorias.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Os diários de Luke Wygand”, de Lilia Monteiro

Quando: quarta-feira, dia 6 de maio, às 20h30

Onde: Live no perfil do Instagram @diariosdelukewygand

Editora: Construtores de Memórias

Número de páginas: 256

Preço: R$ 39,90

Onde comprar: www.diariosdelukewygand.com*

Mais informações: editor@construtoresdememorias.com.br ou (48) 9 8427-6999.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência