Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Bairro dos Municípios recebe neste sábado mutirão de combate ao Aedes aegypti

Bairro dos Municípios recebe neste sábado mutirão de combate ao Aedes aegypti

A manhã de sábado (12) será de combate ao Aedes aegypti, em Balneário Camboriú. O Bairro dos Municípios vai receber um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e a chikungunya. Das 8h às 13h, cerca de 50 pessoas irão percorrer comércios e residências para orientar a população e eliminar focos do mosquito. Irão participar do mutirão agentes de combate Aedes aegypti, Estratégia de Saúde da Família, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Obras, Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) e Guarda Municipal.

Neste ano, 1297 focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados em Balneário Camboriú. No mesmo período do ano passado foram 708, um aumento de 83%. A maioria dos focos são encontrados nas residências, por isso o mutirão irá passar pelas casas orientando os moradores, eliminando focos do mosquito e recolhendo entulhos que possam virar criadouro do mosquito.

As temperaturas amenas deste inverno contribuíram com o aumento dos focos positivos. Com a proximidade da primavera e do verão, os riscos aumentam e os cuidados devem ser redobrados. “São as estações onde há maior proliferação do mosquito. A primavera por conta das chuvas que fazem os ovos do mosquito eclodirem e o verão por conta das altas temperaturas, que favorecem todo o ciclo reprodutivo do mosquito”, explicou o coordenador do programa de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva.

De acordo com o coordenador, março é o mês onde há o pico de focos positivos do mosquito, mas neste ano, em maio também houve aumento. “Em março tivemos 333 focos positivos, em abril caiu para 197 e em maio, por conta da temperatura elevada, houve novo aumento com 239 focos. Em junho caiu para 116 e em julho, quando registramos as temperaturas mais baixas, foram 94 focos”, contou Rafael.

O Bairro dos Municípios é o segundo onde há mais focos positivos do mosquito, por isso o mutirão será feito no local. Para combater o mosquito, a parceria da população é essencial. “Pedimos a população para que, pelo menos, uma vez por semana vistorie seus quintais, eliminando toda a água parada e retirando os objetos que possam acumular água da chuva. Sempre que chover, olhe novamente o quintal para eliminar a água acumulada. São esses cuidados que vão garantir a saúde da população”, finalizou o secretário de Saúde, Jorge Teixeira.

 

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)