Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú adere ao Programa Trabalho Seguro

Balneário Camboriú adere ao Programa Trabalho Seguro

Para implementar programas e ações voltadas à prevenção de acidentes do trabalho e fortalecer a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, o prefeito Fabrício Oliveira assinou nesta quinta-feira (29) a adesão ao Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito com a presença do gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) Roberto Luiz Gugliemetto, e do gestor auxiliar do programa, juiz do trabalho Daniel Lisboa.

“É um programa muito importante para a cidade e para o trabalhador. A participação do Município nesse esforço de aprimoramento da segurança do trabalho, ao assinar esse termo de cooperação com a Justiça do Trabalho, visa ações que melhorem as condições de segurança junto a empresas, entidades e trabalhadores”, destacou o prefeito.

Além disso, será enviado um Projeto de Lei (PL) sobre a questão à Câmara de Vereadores. “O PL será para que em todos os editais de licitação da prefeitura, que envolvam fornecimento de mão de obra, venham com a exigência de capacitação de todos os trabalhadores envolvidos sobre saúde e segurança no trabalho. Além disso, o projeto também institui o dia da conscientização de saúde e segurança no trabalho para que atividades sejam realizadas com alunos e professores nas unidades de ensino do Município”, disse o secretário de Compras, Samaroni Benedet.

Sobre o Programa Trabalho Seguro

Para diminuir o índice de acidentes de trabalho o Instituto Nacional de Seguridade Social (INS) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12), que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos de todos os tipos durante o trabalho.

Para que a norma seja cumprida, o Programa Trabalho Seguro tem implementado medidas buscando contribuir diretamente para a redução de acidentes de trabalho e valorização da saúde e da vida dos trabalhadores.

“O programa visa principalmente a conscientização de toda a população e os agentes sociais na prevenção de acidentes no trabalho. Infelizmente, o Brasil é um dos campeões em acidentes. Muito importante a adesão de Balneário Camboriú a este programa pela expressão que tem nacionalmente. Com certeza outros municípios também vão aderir”, finalizou o desembargador, Roberto Luiz Gugliemetto.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Compras
(47) 3267-7091

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú