Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Balneário Camboriu é autuada por operar obra de alargamento diferente da licença, diz IMA

Auto de infração foi emitido após vistoria técnica e é o primeiro passo de um processo administrativo que pode resultar em multa.

A prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi autuada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por descumprir imposições do licenciamento ambiental do alargamento da Praia Central, e por executar a obra de forma diferente do projeto que apresentou ao órgão. A Secretaria de Meio Ambiente informou que teve acesso ao parecer técnico, mas ainda não recebeu o auto de infração.

A infração foi emitida em 28 de setembro, depois de uma vistoria técnica à obra, no dia 23 de setembro. Esse é o primeiro passo de um processo administrativo que pode resultar em multa. Segundo o IMA, as condicionantes devem ser cumpridas no prazo de validade da licença, até 18 de dezembro de 2024.

No relatório, os técnicos afirmam que o município não avisou com antecedência ao órgão ambiental sobre a mudança de projeto no trecho final da Barra Sul. Na região, a faixa de areia ficou 180 metros, o dobro da largura prevista.

O documento diz que a mudança também pode interferir no projeto do porto de transatlânticos. O empreendimento teve autorização do governo federal para instalação na cidade e está em fase de licenciamento ambiental no IMA, mas conta com resistência na prefeitura.

Rubens Spernau, fiscal do contrato do alargamento pela Prefeitura de Balneário Camboriú, disse que o licenciamento foi feito por volume de areia, e não pelo “desenho” da orla.

“O que a prefeitura tem licenciado são 2,7 milhões de metros cúbicos, e a nossa projeção é que serão aplicados 2,2 milhões, mesmo com a alteração geométrica havida [na Barra Sul]”, afirma.

foto: Arthur Miranda

Ainda de acordo com ele, foi levada em conta a “sobra” de areia no Pontal Norte.

“Quando fizemos a Topo Batimetria verificamos que na Região Norte havia mais areia de quando foi feito o projeto, fruto da construção do molhe, por depósito natural. Diante disso, resolvemos aplicar este volume num acréscimo na Barra Sul, onde tradicionalmente sempre houve mais erosão marinha. A nova forma foi modelada no DHI, na Dinamarca”, disse.

Condicionantes ambientais

 

O IMA afirma que a prefeitura desconsiderou algumas condicionantes, entre elas, a análise de comportamento de dispersão de óleo em caso de acidente com derramamento durante as obras.

Além disso, o documento diz que faltam as apresentações de relatórios quinzenais sobre o perfil da areia, da pluma que fica dispersa na água e do quanto há de perda em relação ao material colocado na orla.

Outro ponto levantado pelo órgão ambiental na autuação é a urgência na implantação da restinga, com instalação de dunas artificiais para “segurar” as obras de alargamento. A prefeitura encontra dificuldade na contratação. A primeira licitação foi deserta e a segunda está em andamento.

A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, disse que teve acesso ao parecer dos técnicos mas ainda não recebeu o auto de infração do IMA.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/10/08/balneario-camboriu-e-autuada-por-executar-megaobra-de-alargamento-diferente-da-licenca-diz-ima.ghtml

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição